“Estão enviando mensagens por WhatsApp se passando por mim. Fiquem atentos!”, alertou o prefeito.
Segundo ele, o número (11) 94972-1387 é fake/fraudulento. “Pegaram a foto que uso no WhatsApp e estão mandando mensagem. Meu número verdadeiro de trabalho é o (11) 99783-7922”, acrescentou o prefeito.
O chefe do executo pediu ajuda “de todos” para denunciar.
Em 2021, a primeira-dama de Suzano, Larissa Ashiuchi, entrou para a lista de vítimas do “Golpe do WhatsApp”. Ela chegou a anunciar, em suas redes sociais, que golpistas estavam usando sua foto através de outro telefone e, se passando por ela, pedindo dinheiro para contatos próximos.
ORIENTAÇÕES
Como forma de evitar cair no golpe, o especialista em segurança pública e privada Jorge Lordello, reitera a importância dos usuários do WhatsApp ficarem atentos aos grupos que reúnem pessoas desconhecidas. As orientações foram publicadas recentemente em reportagem do DS. “É preciso ficar atento à grupos de WhatsApp, onde quase sempre a pessoa não conhece todos os integrantes. Também é importante evitar o compartilhamento dos seus dados em plataformas como o Facebook”, explicou.
Segundo o especialista, há golpes “mais especializados” que usam as informações retiradas do Facebook, especialmente de usuários que deixam a lista de amigos e o telefone celular em modo público.
“É um facilitador para o golpista. Desta forma, ele consegue ter um acesso com mais detalhes, o que facilita aos seus amigos acreditar que realmente é você”, completou.