Sesc de Mogi das Cruzes tem atrações para todo o final de semana; confira


Atividades são todas gratuitas e para todas as idades. É preciso verificar inscrições por oficina e retirada de senhas. Trio Juazeiro encerra programação do fim de semana no Sesc de Mogi com muita música
Reprodução/ Sesc de Mogi das Cruzes
Moradores de Mogi das Cruzes e região podem aproveitar a programação cultural deste final de semana no Sesc com diferentes atividades. As atrações são para todos os públicos, com show, filme, atividades manuais, roda de conversa e muito mais. Lembrando que, apesar das atividades serem gratuitas, precisa verificar a retirada de senhas e inscrições (confira os detalhes abaixo).
O Sesc de Mogi das Cruzes fica na Rua Rogério Tacola, 118, Socorro.
16/06 (sexta)
Serráqueos
Exibição do documentário “Serráqueos” (2021), seguida de bate-papo com o diretor do longa, Rodrigo Campos e dois personagens retratados no filme, o biólogo Eliseu Piacentin e o morador local Benjamin Pereira de Paula.
Reconhecida como patrimônio ambiental, arqueológico, paisagístico e cultural que liga as cidades de Mogi das Cruzes, Guararema e Suzano, a Serra do Itapeti é o fio condutor do documentário Serráqueos, primeira produção cinematográfica financiada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes.
A obra retrata as riquezas dos 5,3 mil hectares de extensão, a exuberância da fauna, flora e mananciais, e a necessidade de incentivar o sentimento de pertencimento das novas gerações. O longa-metragem mostra o futuro da Serra do Itapeti e seu impacto na vida dos moradores, que utilizam seus recursos de forma sustentável, preservando as culturas locais, como o moçambique e festas religiosas, além das espécies endêmicas ameaçadas de extinção, como o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) e o bicudinho-do-brejo (Formicivora paludicola). Serráqueos também narra a história de moradores que encontraram na Serra refúgio para se reconectarem à natureza, de gerações de famílias que lutam para preservar suas características.
Horário: 19h;
Classificação: a partir de 16 anos – – Sem retirada de ingressos.
17/06 (sábado)
Reboco Natural
Nesta atividade, os participantes terão a oportunidade de conhecer a técnica de reboco natural feito a partir da terra. Poderão entender como analisar a terra disponível, conhecer os agregados mais utilizados e como prepará-los para obter uma argamassa de acabamento que pode ser aplicada em qualquer casa. Também serão instruídos quanto à técnica de aplicação da argamassa a partir das estruturas de pau a pique.
Horário: 10h às 13h;
Classificação: a partir de 16 anos – Distribuição de senhas a partir das 9h30.
Vila solar: Casa de papelão fotovoltaica
Nesta oficina, crianças e famílias usam papelão para construir casas e um mini painel fotovoltaico para simular uma instalação de energia solar, aprendendo sobre tecnologias e métodos sustentáveis de viver, produzir e consumir. A maquete solar construída poderá ser levada para casa. A classificação desta atividade é a partir de 5 anos.
Quando: 17/06 (sábado)
Turma 1: 10h às 13h. Distribuição de senhas a partir das 9h30;
Turma 2: 14h às 17h. Distribuição de senhas a partir das 13h30.
Quando: 18/06 (domingo)
Turma 3: 10h às 13h. Distribuição de senhas a partir das 9h30;
Turma 4: 14h às 17h. Distribuição de senhas a partir das 13h30.
A Roça, a Prosa e a Mata Atlântica
Prosa com causos da roça e resgate de boas lembranças com a participação da Mala das Lembranças Boas. A prosa visa resgatar a vivência de uma boa conversa acompanhada de um café coado ou chá, onde os participantes irão estimular a vivenciar a cultura de roça naquele, podendo assim compartilhar causos que fortaleçam essa cultura.
Os benefícios são incalculáveis pois traz leveza de espírito, conexão humana e motivação para os dia a dia corrido e cheio de poluição da informação. Além disso, vão resgatar o conhecimento ancestral sobre os recursos naturais e a biodiversidade da Mata Atlântica, valorizando a presença dessas populações e práticas de produção que promovem uma gestão sustentável do ambiente, já que utilizam técnicas de manejo e conservação que garantem a preservação dos recursos naturais e a perpetuação da cultura local.
Horário:14h às 16h;
Classificação: a partir de 6 anos – Distribuição de senhas a partir das 13h30.
Rebuliço: Festejo Junino das Crianças
Artista e músicos do Fio da Meada conduzirão a festa ao som dos ritmos tradicionais que compõem o ciclo junino do nosso país. Brincadeiras e músicas da infância também embalarão o encontro, acentuando a característica do grupo de trazer o brincar para a cena e interagir com o público de forma acolhedora e lúdica.
Horário:16h;
Classificação: livre – Sem retirada de ingressos.
18/06 (domingo)
Seres Nativos: Bombas de Sementes
Bomba de Sementes é uma técnica ancestral japonesa de plantio de árvores pelo arremessamento de bolas de barro com sementes dentro. Ao final, cada participante leva sua bomba de sementes e tem o desafio de arremessá-la em algum espaço verde que passar em seu caminho.
Turma 1: 10h às 12h;
Turma 2: 14h às 16h;
Classificação: a partir de 6 anos – Sem retirada de ingressos.
Rios e Ruas em Mogi
A atividade propõe a oportunidade de contato com a metodologia RIOS & RUAS, que a partir da pesquisa e compreensão da realidade socioambiental, promove a sensibilização e engajamento dos participantes com relação às questões urbanas e socioambientais presentes no seu espaço de vida.
Desenvolver nos participantes um olhar profundo e multifacetado sobre a realidade urbana, em especial na região da Unidade Sesc Mogi das Cruzes, contribuindo para a criação de uma diferenciada consciência sobre a realidade hídrica e da presença da vegetação na cidade.
A ação será baseada em um bate-papo inicial, seguido de uma expedição a campo, para explorar os cursos d’água (visíveis e acobertados) e as relações que estes estabelecem com o território e as áreas verdes locais.
Horário: 9h30 às 12h30;
Classificação: a partir de 12 anos;
Inscrições devem ser feitas antes;
*Menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsáveis. Aconselha-se o uso de protetor solar, calça comprida, boné e calçado confortável para caminhada.
Trio Juazeiro
Trio Juazeiro é um dos trios mais antigos do Brasil, são 55 anos de Forró. Ligeirinho (zabumba) e líder, Guilherme (sanfona) estão juntos desde o princípio da caminhada.
Em seu show fazem releituras de canções dos seus contemporâneos: Luiz Gonzaga, Dominguinhos, além de valorizar um repertório de canções originalmente gravada por eles e que continuam na cabeça do povo: “Tem quem reze por mim”, “Nanã”, “Espelho de barrigudo” e “Amor coado”. Eugênio no vocal e triângulo, Anderson dos Anjos é músico de apoio no cavaquinho.
Horário: 16h;
Classificação: livre – Sem retirada de ingressos.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.