Itaquaquecetuba, Mogi e Suzano realizam ação especial de multivacinação neste sábado


Várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) das duas cidades irão ofertar imunizantes contra doenças como Covid-19, gripe, sarampo, febre amarela e hepatites A e B. Munícipe de Itaquaquecetuba recebe a vacina contra a Covid-19
Dayane Oliveira/Divulgação
As cidades de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano irão realizar uma ação especial de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) neste sábado (17). O objetivo da iniciativa é melhorar a cobertura vacinal que envolva situações de atraso ou necessidade de reforço e atender a população que ainda precisa complementar o esquema vacinal.
Em Itaquaquecetuba, a ação ocorre das 8h às 16h, com a oferta dos imunizantes contra BCG, hepatites A e B, poliomielite, pentavalente, pneumocócica, rotavírus humano, meningocócica, febre amarela, DTP, SCR, SCRV, HPV, tríplice bacteriana, influenza, varicela e Covid-19.
Pais ou responsáveis devem levar os menores à unidade de saúde (exceto Josely e Caic) com o RG e cartão vacinal para que um profissional avalie quais doses precisam ser aplicadas. Adultos devem levar RG, CPF, comprovante de endereço e cartão vacinal.
As unidades que fazem parte da campanha são a do Centro (localizada na rua João Vagnotti, 221), Odete (rua Visconde de Taunay, 270), Caiuby (estrada dos Índios, 1.125), Jardim do Carmo (rua Jaú, 26), Monte Belo (rua Arujá, 25), Recanto Mônica (rua Mombuca, 176), Morro Branco (rua Rio Grande do Sul, 585) e Maragogipe (rua Paulistania, 95), assim como a do Marengo (avenida Gonçalves Dias, 651), Piratininga (rua Teófilo Braga, 147), Miray (rua Maringá, 865), América (avenida Pedro da Cunha Albuquerque Lopes, 2.500), Nicea/Louzada (rua Diamante, 181), Paineira (rua Serra do Paranapiacaba, 380), Pequeno Coração (rua Frei Caneca, 208) e Fortuna (rua Barra do Una, 451).
No Jardim Josely, por conta da reforma da UBS, a vacinação será realizada na Escola Estadual Roque Barbosa de Miranda, localizada na estrada do Ribeiro, 250 – Jardim Josely. Durante a semana, as unidades de saúde funcionam das 7h às 17h, com extensão de horário até as 20h no Odete, Caiuby e Centro para vacinação contra Covid-19.
Mogi das Cruzes
Mogi das Cruzes irá prosseguir com novas ações no final de semana para impulsionar a vacinação contra Gripe e Covid-19 na cidade. Neste sábado (17), as doses serão aplicadas em oito Postos de Saúde, das 9h às 14h, e as equipes volantes vão percorrer o Parque São Martinho (manhã) e a Vila Estação (tarde).
Uma novidade é e liberação temporária da vacina contra a Meningite C para professores e profissionais que atuam nas escolas. A dose estará disponível nos mesmos pontos de vacinação deste sábado e também atende profissionais de Saúde e adolescentes de 13 a 19 anos que ainda não foram imunizados.
A vacina contra a gripe está liberada para qualquer pessoa a partir dos seis meses de vida.
Em relação à Covid-19, podem ser aplicadas as doses Monovalente (para crianças a partir de 6 meses, adolescentes e adultos) como Pfizer Baby, Pfizer Pediátrica e Pfizer; ou a Bivalente (pessoas com 18 anos em geral ou adolescentes de 12 a 17 anos que tenham comorbidades, imunossupressão, gestantes ou puérperas). Para receber a vacina Bivalente, é necessário ter pelo menos duas doses anteriores da vacina contra a Covid-19 e ter passado pelo menos quatro meses após da última dose.
A ação será realizada nas seguintes UBSs:
Jardim Camila
Braz Cubas
Vila Suíssa
Mineração
Vila Natal
Jundiapeba
Ponte Grande
Mãe Mogiana
Suzano
Estarão abertos, entre 8h e 16h, as UBSs Stelina Maria Barbosa (Rua Maria do Carmo Borges Ligeard, nº 125, bairro Miguel Badra); Prefeito Alberto Nunes Martins – CS2 (avenida Paulo Portela, 205, no Centro); e Tabamarajoara (rua Sebastian Rossel Garcia, 40 – Jardim Tabamarajoara ); assim como as Unidades da Saúde da Família (USFs) Maria Inês Pinto dos Santos (Rua Santo Antonio, 325 – Jardim Revista); Vereador Marsal Lopes Rosa (Rua Prof. Jeremia, 456 – Vila Amorim); e Marcelino Maria Rodrigues (Rua Antonio Inácio, 540 – Jardim Brasil).
Os munícipes poderão receber as doses complementares do esquema vacinal referentes a doenças como o novo coronavírus (Covid-19), poliomielite, gripe, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, pneumonia, febre amarela e meningite, entre outras. Para receber a imunização, será necessária apresentação de documento original com foto e a carteirinha de vacinação.
Também no dia 17, será retomado o trabalho de busca ativa, com visita ao bairro Jardim Colorado. A ação teve sua primeira etapa realizada entre março e maio, quando 1.563 doses foram administradas e 1.121 pessoas vacinadas; no começo de junho, a pasta deu início à segunda fase. A vacinação casa a casa busca garantir prevenção e também verifica se há atrasos de vacinas de outras doenças para registro em documento e posterior acompanhamento pela unidade de saúde de referência.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.