Ortopedista do Imot orienta sobre fratura por osteoporose no idoso

A fratura de coluna por osteoporose é uma complicação comum em pacientes com esse diagnóstico. Uma condição em que os ossos ficam frágeis e propensos a fraturas devido à perda de densidade óssea. Essas fraturas geralmente ocorrem nas vértebras da coluna vertebral e podem resultar de atividades cotidianas simples, como dobrar-se para pegar algo leve ou tossir.

Os sintomas incluem dor nas costas, perda de altura e curvatura anormal da coluna (cifose ou “corcunda”). Muitas vezes, essas fraturas podem passar despercebidas ou serem confundidas com dores nas costas comuns.

O tratamento pode envolver analgésicos para aliviar a dor, repouso e uso de dispositivos de suporte, como coletes ortopédicos. Em alguns casos, pode ser necessária cirurgia para estabilizar a coluna vertebral e reduzir a dor.

A prevenção é fundamental e pode incluir a prática regular de exercícios de fortalecimento ósseo, uma dieta rica em cálcio e vitamina D, e medicamentos para tratar e prevenir a osteoporose, conforme prescrito por um médico. É importante também evitar fatores de risco para osteoporose, como tabagismo, consumo excessivo de álcool e falta de exercício.

Sobre o Imot

O IMOT é um dos maiores institutos especializados em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Atualmente conta com duas unidades, nas cidades de Mogi das Cruzes e Suzano, na Grande SP, com pronto atendimento, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados. O pronto atendimento funciona todos os dias na unidade mogiana, das 8h às 22h.   A unidade de Mogi conta ainda com o Imot Care, um andar inteiro pensado para tratamento e prevenção de fraturas e contusões, além de 11 especialidades médicas em diferentes áreas. Já a Imot Move Saúde é uma clínica do movimento e promoção de saúde, que atende no 2º andar do prédio. Para mais informações, acesse o site do Imot.

O post Ortopedista do Imot orienta sobre fratura por osteoporose no idoso apareceu primeiro em O Diário de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.