Conheça mais sobre a Nachi Brasil, multinacional japonesa há 50 anos em Mogi

A Nachi é uma multinacional japonesa fundada em 1928 que produz diversos equipamentos. No Brasil, a empresa foi fundada em 1972 para fabricar rolamentos e esferas para várias aplicações. Com a produção ampliada ao longo dos anos, ela atende também empresas com demandas específicas de rolamentos, de acordo com carga, rotação e temperatura de trabalho.

Anderson Santos, gerente geral da Nachi Brasil, falou mais sobre a produção da indústria em uma entrevista à Jéssica Leão, do +Diário, da TV Diário. O bate-papo pode ser conferido aqui.

Planta de Mogi da Nachi produz diversos tipos de rolamentos | Reprodução
Nachi produz diversos tipos de rolamentos na planta de Mogi das Cruzes | Reprodução

Há 12 anos, a empresa também incorporou a linha de robôs. Eles não são produzidos diretamente na planta de Mogi das Cruzes, e sim na matriz no Japão. No entanto, eles são importados e comercializados também no Brasil. A empresa completa 50 anos no Brasil, olhando para o futuro.

Nachi importa robôs fabricados na sede da empresa, no Japão | Reprodução
Nachi importa robôs fabricados na sede da empresa, no Japão | Reprodução

Para as próximas décadas, acredita-se que devido à aplicação muito vasta do rolamento, ele não vai perder mercado tão cedo. Cerca de 95% de equipamentos que giram têm rolamento na sua montagem, então é um mercado que ainda vai se expandir muito. No entanto, a Nachi continua acompanhando o desenvolvimento da automação industrial, por meio da robótica.

“No mundo, o país que mais instala robôs é a China. Em 2022 foram mais de 290 mil, enquanto o Brasil apenas 1,8 mil, menos de 1% na comparação. Imagina o quanto que o Brasil tem a crescer nesse ramo de automação, puxado por inteligência artificial e internet das coisas. Tem muito ainda por vir e a gente está de olho nesse mercado”, detalha Anderson Santos, gerente geral da Nachi Brasil.

História em Mogi

A colônia japonesa na cidade esteve entre os atrativos para a instalação da planta, entre outros pontos. “Mogi das Cruzes, desde a década de 70, quando foi escolhida para ser filial fora do Brasil, a primeira do grupo fora do Japão, já se destacava por alguns pontos, como questão estratégica de proximidade com São Paulo e estradas”, explicou Anderson.

Missão, visão e valores da Nachi mantêm filosofias nipônicas, de estar aberto aos desafios do mercado, sobretudo no Brasil, que é um país em constantes mudanças.

“Tem a missão de puxar a comunidade, clientes, fornecedores e instituições governamentais para um lado de governança que é muito importante. Cumprimos todos os elementos a nível fiscal, trabalhista e de integração da comunidade. E, por fim, estarmos atentos às necessidades que os clientes nos trazem”, detalha Anderson. 

Conheça mais sobre a Nachi, acesse o site da empresa.

O post Conheça mais sobre a Nachi Brasil, multinacional japonesa há 50 anos em Mogi apareceu primeiro em O Diário de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.