Mara promete abrir a Maternidade Municipal de Mogi ainda em 2025

A candidata à Prefeitura de Mogi das Cruzes pelo PL, Mara Bertaiolli, prometeu que, se eleita, deve abrir a Maternidade Municipal ainda em 2025. Além disso, a candidata defendeu mais fiscalização e transparência dos serviços de Saúde da cidade – que, segundo Mara, “estão em falta com o mogiano”.

Além dessas propostas, Mara foi questionada sobre setores como a Educação e a Segurança durante o quadro “Fala, povo!”, do O Diário Entrevista. O programa, comandado pelo jornalista Saulo Tiossi, vai ao ar toda sexta-feira, às 10h. Durante o quadro, o entrevistado ouve demandas da população e apresenta suas propostas sobre os temas levantados.

  • Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
  • Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.

Assista ao trecho:

A fiscalização, segundo a candidata, deve ser direcionada principalmente aos contratos com as Organizações Sociais de Saúde (OSSs) que atuam no município. 

“O que nós vamos fazer: reorganizar todo esse sistema de Saúde. Voltar a fazer a funcionar, a colocar cada unidade de Saúde com a sua vocação. Nós precisamos fazer com que as OSS sejam fiscalizadas e, na verdade, é o que falta. Falta transparência. Se você contrata um serviço, você tem que fiscalizar.”

Mara, ainda durante a sua fala, lembrou o fechamento do pronto-socorro do Hospital Estadual Luzia de Pinho Melo. De acordo com a candidata, o fechamento do PS foi responsável por causar uma sobrecarga em outros serviços de atendimento. Ao ser questionada sobre como reabrir o PS, Mara defendeu um diálogo com o governo estadual.

“Desde 2014, o PS do Luzia era uma briga porque o Estado dizia que ‘não era necessário’. Como não? E como reabrir? Indo ao governo estadual e dizendo: ‘a minha cidade necessita do PS do Luzia’. Você tem que lutar pela sua cidade, trabalhar para que o pronto-socorro não feche.”

Ainda falando sobre a Saúde de Mogi das Cruzes, Mara comentou sobre as questões relacionadas à Maternidade Municipal em diferentes momentos do programa. A candidata chegou, em outro momento da entrevista, a prometer que abrirá o equipamento ainda em 2025.

“A Maternidade é uma vontade minha tão grande que nas primeiras reuniões que nós, eu e o Téo, fazíamos, eu dizia que eu queria abrir a Maternidade ainda no primeiro mês e ele falava ‘Mara, calma, não é assim’. Mas em 2025, até o final do ano, nós vamos abrir essa Maternidade.”

Outras demandas

Ainda durante o “Fala, povo!”, a população apresentou demandas em relação aos transportes públicos e à Educação. Sobre o primeiro tema, a candidata disse que tem recebido reclamações sobre a demora e da falta de linhas de ônibus em Mogi das Cruzes.

“Chegando na prefeitura, nós precisamos rever todos esses contratos e exigir transparência. Precisamos saber quais serviços foram assinados e cobrar os serviços das empresas: mais ônibus, ônibus novos, mais horários.”

Em relação à Educação de Mogi, Mara detalhou alguns pontos de seu Plano de Governo voltados à área – principalmente em relação à Educação Básica – e sobre como viabilizar propostas como zerar a fila de espera para crianças de até 5 anos de idade.

“Foram construídas 66 creches de 2009 a 2016. Nesses últimos quatro anos da atual administração, nenhuma creche foi criada. Nós temos mais de mil alunos na fila da espera. É necessário colocar [creches] em todos os bairros, na cidade toda, para você dar a mesma oportunidade para todos.”

O post Mara promete abrir a Maternidade Municipal de Mogi ainda em 2025 apareceu primeiro em O Diário de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.