Mogi das Cruzes retoma projeto de transformar Via Perimetral em anel viário


Proposta de ligar diretamente as principais rodovias no entorno da cidade à parte urbana é realizada através do programa Viva Mogi. Para colocar em prática, o Executivo fez um pedido de financiamento de U$ 50 milhões. Mogi das Cruzes retoma projeto de construção do anel viário
A Prefeitura de Mogi das Cruzes retomou o projeto de transformar a Perimetral em um anel viário. A ideia é facilitar o trânsito em vários pontos da cidade. Ao todo, são 15 km de extensão. A via, que corta a cidade, desde Cesar de Souza até a região de Brás Cubas, recebe um fluxo de milhares de veículos por dia. Uma alternativa que agiliza a vida de muita gente.
“Normalmente, a Perimetral acho que hoje é um dos pontos que é o principal acesso, tanto pra quem quer ir pra São Paulo ou pra fazer deslocamento, fugir um pouco do trânsito. Eu, particularmente, pego só uma parte do trecho da Perimetral”, disse o supervisor de logística Lucas Novais.
Originalmente, a ideia da Perimetral era fazer um anel viário, contornando toda a cidade e ligando as principais rodovias à parte urbana. Essa proposta ainda é um desejo da Prefeitura de Mogi das Cruzes e foi retomada com o programa Viva Mogi. Para colocar em prática o Executivo fez um pedido de financiamento de U$ 50 milhões.
Placa sinaliza as obras da implantação do sistema viário do corredor nordeste de Mogi
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O projeto de 202 páginas passou pela Comissão de Transportes da Câmara. Os cinco membros analisaram o documento por 15 dias e por unanimidade deram parecer favorável. Na sessão da Câmara do dia 17 de maio, o projeto foi aprovado por um placar de 16 votos a favor e 7 contra.
“Esse projeto traz um benefício muito grande pra cidade. Na verdade, é um projeto que, desde a década de 1980, já vem esse projeto com a construção da idealização deste anel viário, que passou a funcionar do ano 2000, que ele trouxe o trecho até Mogi-Bertioga”, disse o vereador Maurino José da Silva (Podemos), presidente da Comissão de Segurança e Transportes da Câmara de Mogi.
Ainda segundo o vereador, o valor que convertido chega a cerca de R$ 250 milhões deve ser pago em 150 parcelas e vai ser usado exclusivamente nas obras da finalização da perimetral.
“A intenção da Câmara é aplicar esse investimento no anel viário de Mogi das Cruzes, que vai trazer benefícios pra toda a população ao redor. Vai ajudar na retirada de veículos que obrigatoriamente circulam pela área central de Mogi das Cruzes. Vai fazer com que o transbordo dos alimentos aconteça com mais velocidade. Vai trazer também benefícios para o meio ambiente, uma vez que vai ser menos poluído o ar, porque a demanda de veículos vai ser menos na área central”.
Novo trecho da Via Perimetral irá permitir a ligação direta das principais rodovias do entorno de Mogi à área urbana da cidade
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Para ficar completa, o novo trecho da Perimetral vai sair Avenida Pedro Romero, em César de Souza, e vai passar por toda a região leste-sul da cidade, como a Avenida Castelo Branco, a Mogi-Salesópolis e a Estrada Jinichi Shigeno,até encontrar a Mogi-Bertioga, na altura do Conjunto São Sebastião. Dessa forma, as principais rodovias no entorno da cidade vão ter acesso direto à parte urbana do município. Este trecho compreende aproximadamente oito quilômetros.
“A partir do momento que a gente tiver esse anel viário, todo esse trânsito e toda essa logística se dará através dessas novas avenidas”, disse o secretário de Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues.
A primeira fase dessa obra já é uma realidade. O corredor nordeste, que vai ligar as avenidas Pedro Romero e Dante Jordão Stoppa, está em fase inicial. A obra tem um custo de R$ 98 milhões e prevê uma via alternativa para quem precisa sair de César de Souza. A nova avenida vai sar da rotatória da Avenida Francisco Rodrigues Filho, passando em paralelo à Ricieri José Marcatto, em uma região de mata, até encontrar a Dante Jordão Stoppa. Sobre a linha férrea, será construído um viaduto de aproximadamente 300 metros de extensão e 11 de altura, já prevendo a chegada de trem ao distrito.
“A Prefeitura priorizou uma série de investimentos pra gente incrementar à mobilidade urbana dessa região. O corredor nordeste é justamente uma avenida que vai auxiliar e desafogar toda a região da Ricieri Marcatto. Na verdade, a avenida se inicia na rotatória da Francisco Rodrigues Filho com a Pedro Romero e com a Ricieri. Essa rotatória tem uma dimensão muito maior do que a gente tem hoje lá, justamente pra que a gente possa olhar pro futuro e entender o crescimento da cidade. E a partir daí, a gente ter uma interligação numa avenida de 27 metros, com duas pistas de rolamento de cada lado, ciclovia, calçadas, pra que melhore toda a mobilidade urbana da região de César de Souza. Como a gente tem também a linha férrea, que chega, hoje utilizada pelo trem de carga, mas a gente pensa no futuro com a chegada do trem de passageiros em César de Souza, a gente está construindo uma obra de arte naquela região, um viaduto, pra que a gente possa facilitar e dinamizar o trânsito nessa região”, explicou o secretário.
Caminhão e retroescavadeira trabalham em outra que transformará Via Perimetral em anel viário
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No local, já existe uma movimentação de máquinas e trabalhadores. A previsão é de que o corredor nordeste seja entregue até o final de 2024. Já a finalização da Perimetral até a Mogi-Bertioga é uma obra mais extensa, portanto demanda mais tempo. A Prefeitura tem uma estimativa de que no ano que vem, a parte técnica de licenciamento ambiental e licitação seja concluída, e a partir de 2025 comece a obra em si.
“Mogi das Cruzes cresceu muito ao longo dos últimos anos. Mas a Prefeitura está com um olhar atento pra que a gente possa garantir, em Mogi, a qualidade de vida, o desenvolvimento econômico. E pra isso, essas obras estruturantes são essenciais pra que a gente garante esse futuro e esse desenvolvimento promissor em Mogi das Cruzes. Então, toda essa conectividade de uma série de obras de infraestrutura, de saneamento ambiental, qualidade ambiental, é que vai garantir pra região não só leste, mas pra toda a região sul de Mogi das Cruzes um desenvolvimento sustentável”, disse Rodrigues.
Para os motoristas, a expectativa é de que tudo isso seja uma realidade o quanto antes.
“Tomara que venha rápido, porque prometer só não adianta. Tem que fazer rápido”, disse o mecânico Kennedy Avila da Silva.
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