Mogi das Cruzes recebe a semifinal do Campeonato de Beisebol Amador (CBA) neste domingo (13/10), às 9h, local onde a equipe suzanense Tomateros enfrenta o time Indians, de Santana de Parnaíba, em um jogo válido pela Divisão AAA. O embate ocorrerá no Centro Esportivo Bunkyo, localizado no número 5.919 da avenida Japão, no bairro Porteira Preta.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
No mesmo dia, também ocorrerá uma das semifinais da Divisão AA, que é a divisão de acesso ao CBA, entre os times Furai Banzai da Capital e Highlanders de Atibaia.
O CBA é o principal campeonato de beisebol amador, reunindo 18 equipes divididas em duas divisões. Os times disputam jogos em turno e returno até a definição dos quatro semifinalistas de cada divisão. O torneio conta com a participação de atletas federados e até mesmo de jogadores que já passaram por ligas profissionais.
Vitor Rodrigues, um dos dirigentes do CBA e também atleta de beisebol explica que a modalidade vem passando por um grande crescimento e a medalha de prata conquistada pela seleção brasileira é reflexo desse desenvolvimento. “Nós temos hoje, além dos 18 times inscritos na liga, outros 10 times na fila de espera para disputar o CBA”, conta.
“Acho que tudo decorre do trabalho intenso de centenas de pessoas ligadas ao beisebol e esse trabalho contínuo faz com que criemos um ambiente favorável de desenvolvimento da modalidade. Retomamos as atividades em Mogi no fim de 2021, início de 22.
O principal astro do esporte na liga americana é um japonês, cuja colônia, aqui no Brasil, foi e ainda é a grande responsável pela manutenção da modalidade. A ESPN tem transmitido jogos de beisebol profissional durante toda a temporada americana, ou seja, os ventos da bolinha costurada estão soprando a favor“, acrescenta Juliano Abe, manager geral do Bunkyo Mogi Beisebol.
Semifinais
O confronto entre Furai Banzai e Highlanders, da Divisão AA, promete ser emocionante, especialmente no duelo entre os arremessadores. De um lado, Augusto Isayama, o 2º melhor arremessador da temporada, defendendo o Furai Banzai. Do outro, Claudio Yamada, que ocupa a 4ª posição, representando os Highlanders. A expectativa é alta para a batalha no montinho, onde os dois jogadores se enfrentarão diretamente, prometendo um espetáculo de habilidade e estratégia.
O Tomateros, time da cidade de Suzano, defende o título da principal Divisão e, devido à localidade, deverá jogar com a torcida a favor.
“A retomada do beisebol em Mogi se deve também à ajuda dos integrantes do Tomateros. Vários atletas do time doaram seu tempo para nos auxiliar na reestruturação e até nos eventos de arrecadação. O time doou bolas, tacos, capacetes e certamente contará com a torcida do Bunkyo Mogi”, finaliza Juliano Abe.
Na Divisão AAA, o duelo entre Tomateros e Indians se destaca por contar com três dos cinco principais rebatedores da categoria. O grande destaque é Lucas Mansano, do Tomateros, que acumulou 28 rebatidas válidas, 3 home runs e 17 corridas impulsionadas na temporada. O time suzanense, que defende o título da divisão, jogará contando com o apoio da torcida, tendo em vista que estará próximo à cidade natal, para buscar mais uma vitória decisiva.
Divisões
No beisebol, as divisões AA e AAA referem-se a níveis de ligas menores (minor leagues) nos Estados Unidos.
- AAA (Triple-A) é o nível mais alto das ligas menores. Jogadores aqui estão geralmente mais próximos de serem promovidos para a Major League Baseball (MLB) e muitos têm experiência significativa no nível profissional.
- AA (Double-A) é um nível abaixo do AAA. Jogadores em AA ainda estão se desenvolvendo, mas muitos são considerados talentos promissores. Este nível é frequentemente visto como uma etapa crucial para o avanço na carreira.
O post Mogi sedia semifinal do Campeonato de Beisebol Amador com time de Suzano em disputa apareceu primeiro em O Diário de Mogi.