Instituto Embu de Sustentabilidade reforça o compromisso socioambiental da Embu S.A

Dentro da área de preservação na Serra do Itapeti funciona o Instituto Embu de Sustentabilidade | Divulgação
Dentro da área de preservação na Serra do Itapeti funciona o Instituto Embu de Sustentabilidade | Divulgação

O Instituto Embu de Sustentabilidade (IES) nasceu em 2008 pra reafirmar o compromisso da Embu S.A com o Meio Ambiente e as políticas sociais de desenvolvimento sustentável das comunidades do entorno das jazidas da empresa.

As ações do IES foram divulgadas pela direção do IES durante entrevista à Jéssica Leão, do + Diário, da TV Diário. Confira mais detalhes da entrevista no Globoplay.

Um dos mais antigos colaboradores do IES é o diretor José Batista Rodrigues. Ele lembra que a ideia de criar o Instituto foi para reunir as atividades socioambientais que a Embu já realizava, desde o nascimento da empresa.

“O Instituto abraça as comunidades do entorno naquilo que elas têm mais necessidade. No sentido educacional, nós temos cursos com o Senai. Esses cursos visam dar oportunidade aos jovens que moram perto da mineração. Então o Instituto vem ampliar essas políticas que fazem parte do olhar da Embu para a educação e meio ambiente”, destaca.

Sede do IES em Mogi conta com sala para cursos de capacitação | Natan Lira

A sede do IES serve para o intercâmbio de pessoas e ideias. Por meio dos de cursos e oficinas que o local recebe, ele permite a troca de experiências e conhecimento tanto para os colaboradores quanto para os visitantes, sejam eles de outras empresas e entidades, quanto da comunidade no geral.

“Antes de mais nada, o IES, para mim, é um local de aprendizado. A gente tem essa possibilidade de estar com diferentes pessoas, enxergar outras formas de vivenciar o nosso mundo. Então isso traz muita riqueza para mim. Isso é muito bacana”, pontua Marco Antonio Martins, superintendente de Gestão Ambiental da Embu e vice-presidente do IES.

O IES é dividido em três núcleos, inspirados em uma Mandala Ikigai, do japonês Iki= vida, gai= dar sentido, razão. “O núcleo Liberte é ligado à área da Educação, onde são desenvolvidos projetos em parcerias. Já o Abrace intensificou as atividades na época da pandemia, com doações que foram distribuídas no período em que a sociedade estava carente. E o Refloreste engloba todas as ações ambientais, incluindo um viveiro”, detalha Marina Hirata, coordenadora de Educação do IES.

O núcleo Refloreste foi criado em 2014. Atualmente ele é comandado pelo biólogo da Embu S.A, Paulo Sérgio Pereira. “Ele começou com a criação de um viveiro, em que nós plantamos desde as sementes e produzimos mudas nativas da mata atlântica, tanto para o nosso trabalho de reflorestamento, quanto para ações com escolas, igrejas, a Apae de Mogi das Cruzes  e até a Festa do Divino”, explica Paulo.

No IES de Mogi também é mantido um apiário, com abelhas de diferentes espécies | Natan Lira

O IES também está cuidando do Sítio do Vovô, no bairro da Volta Fria. Á área é preservada há bastante tempo e agora o IES desenvolve ações de pesquisa, observação de aves e também são preservadas árvores do palmito Jussara.

Conheça mais sobre a Embu S.A, acesse o site da empresa.

O post Instituto Embu de Sustentabilidade reforça o compromisso socioambiental da Embu S.A apareceu primeiro em O Diário de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.