A partir de novembro, o trabalho segue no sentido centro-bairro, alcançando as galerias sob o viaduto Leon Feffer até chegar ao rio Tietê, onde também estão ocorrendo serviços de desassoreamento desde o ano passado, que estão sendo conduzidos pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Governo do Estado. Ao todo, o trabalho de limpeza no rio Una deverá ser implementado numa extensão de cinco quilômetros.
As mesmas ações já estão ocorrendo nos rios Guaió e Jaguari desde o início de agosto. As escavadeiras que estão sendo utilizadas para este serviço contemplaram, entre outras localidades, o Jardim Monte Cristo, no curso do rio Guaió, e os bairros Jardim Fernandes e Jardim Carmem, no curso do rio Jaguari. A retirada dos resíduos evita que as cheias causem danos à região norte e ao centro expandido.
O balanço mensal da secretaria, referente a setembro, revela que o trabalho de prevenção garantiu a remoção de 953 toneladas de resíduos, incluindo os serviços realizados em pontos viciados (698), em valas e rios (220), e também nos bueiros (35). A pasta ainda promoveu, no período, a limpeza de 1.323 bueiros, garantindo a reforma em galerias numa extensão de 48 metros, além da troca de 29 unidades de guia chapéu, estruturas que ajudam a escoar a água da chuva.
O secretário Samuel Oliveira destacou o empenho da administração municipal para evitar comprometimento das vias públicas, casas e estabelecimentos comerciais com a chegada da temporada de chuvas. “Estamos mobilizados com a limpeza dos rios e dos bueiros para evitar acúmulo de água nos dias de precipitação elevada. Nossas equipes estão nas ruas executando as atividades que se fazem necessárias para garantir tranquilidade aos moradores”, ressaltou o chefe da pasta de Manutenção e Serviços Urbanos.