Também podem ser encontrados tutoriais em vídeo, modelos dos documentos e auxílio sobre as dúvidas em relação aos procedimentos a serem executados. É importante lembrar que, antes de iniciar a solicitação, os munícipes devem realizar o cadastro no Portal do Cidadão, cujo endereço eletrônico pode ser acessado por meio do link grp.suzano.sp.gov.br/portalcidadao.
A nova ferramenta auxilia os que buscam oportunidades para as crianças na educação infantil. Vale ressaltar que o cadastro de forma presencial ainda será possível em uma das unidades escolares administradas pela Prefeitura. Contudo, mesmo que a família se dirija até a escola, a solicitação de inscrição é inserida no Portal do Cidadão da Prefeitura de Suzano, pois somente desta forma pode ser validada.
As vagas em creche serão preenchidas conforme uma classificação que levará em conta a seguinte lista de prioridades: crianças cujo irmão seja acompanhado pelo programa “Prevenir a Violência Escolar”; crianças cuja mãe seja adolescente; crianças cuja família esteja inserida em programa de transferência de renda, como Bolsa Família ou outros; crianças com deficiência comprovada por laudo médico; crianças cujo cuidador primário esteja em tratamento por possuir deficiência ou doença, temporária ou não, que impeça ou dificulte os cuidados necessários com a criança; crianças pertencentes à família monoparental (apenas um responsável legal); crianças cuja família tenha renda per capita mensal igual ou inferior a meio salário mínimo; e crianças com irmão matriculado na rede municipal de ensino.
Somente no caso de solicitações para inscrições em creches poderá haver indicação de um item de priorização, que deve ser comprovado por meio de documento anexo, também informado na tabela disponível no link da inscrição. Já o cadastro para as vagas referentes à pré-escola deverá ser feito com indicação do item “Demais crianças”. A matrícula para esta idade é obrigatória, ou seja, a criança não pode deixar de estudar.
Pela mesma plataforma disponível para solicitação de inscrição, os pais ou responsáveis poderão acompanhar a atualização das vagas por meio de uma lista que será divulgada a partir do dia 12 de novembro, em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
O secretário Leandro Bassini reforçou que as inscrições darão suporte para a pasta planejar os serviços prestados nas unidades. “As informações contribuirão para a estimativa sobre os recursos destinados à execução das atividades desenvolvidas ao longo do ano, de forma que possam ser proporcionadas as condições ideais para a oferta de ensino e a aprendizagem dos estudantes”, destacou o chefe da pasta.
Para tirar dúvidas dos munícipes, a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza o número de telefone (11) 4744-8900 (ramais 8013, 8925 e 8926) e o e-mail [email protected].