Essa iniciativa pretende complementar o endereçamento tradicional com logradouro, número e bairro, a partir da utilização do sistema de cadastro dos Endereços Rurais Digitais (ERDs), que são identificados por meio da tecnologia PlusCode, do Google. A ferramenta proporcionará uma espécie de Código de Endereçamento Postal (CEP) rural personalizado, melhorando as condições para o recebimento de insumos e envio de mercadorias.
O objetivo do serviço é contemplar todas as 306 Unidades de Produção Agrícola (UPAs) pré-estabelecidas para o programa em Suzano, assim como as 779 propriedades declaradas no Cadastro Ambiental Rural. Os interlocutores do município pretendem atualizar as informações das áreas indicadas pelo governo paulista e incluir as propriedades não listadas.
O trabalho é desenvolvido com visitas aos imóveis e também no polo de atendimento na cidade. Todos os interessados em possuir essa nova identificação podem procurar a Casa de Agricultura de Suzano da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (rua Abdo Rachid, 55- Centro), que funciona de 8 às 17 horas e também atende pelos telefones (11) 4747-3323 e (11) 4746-1580. O cadastro também pode ser feito por proprietários de áreas rurais onde estão localizados sítios de lazer, hípicas, centros de reabilitação e casas que recebem eventos.
O secretário André Loducca destacou que essa tecnologia trará grandes benefícios para todos os munícipes da área rural. “Quanto mais precisa é a identificação dessas propriedades, mais efetiva é a conexão com os serviços do município e do Estado de São Paulo. É fundamental que todos possam ser localizados da maneira mais rápida possível, para que os serviços possam ser realizados sem quaisquer problemas”, ressaltou o chefe da pasta.