Apesar do favoritismo do brasileiro Vinicius Júnior (24), jogador do Real Madrid e da seleção brasileira, o volante espanhol Rodri é eleito o melhor jogador de futebol do mundo, no prêmio Bola de Ouro, da revista francesa France Football, nesta segunda-feira (28), em Paris, França.
Rodrigo Hernández Cascante, popularmente conhecido como Rodri, é jogador do Manchester City e conquista o prêmio de melhor jogador do mundo pela primeira vez na carreira, aos 28 anos de idade. Na temporada, Rodri foi conquistou o tetra campeonato inglês seguido com o City, além de vencer a Eurocopa com a seleção e se tornar o melhor jogador do torneio. Foram 63 partidas, com 12 gols marcados e 14 assistências.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
Temporada do Vinicius Júnior
Vini Jr era o favorito para conquista e não participou da cerimônia, assim como os atletas e membros do Real Madrid. O brasileiro foi campeão e eleito melhor jogador da última Liga dos Campeões da UEFA, com quatro gols anotados, sendo um na final, e duas assistências, ambas na semifinal. Além disso, Vini disputou 49 jogos, anotou 26 gols e distribuiu 11 assistências.
Vinicius Júnior foi o único brasileiro a concorrer ao prêmio de melhor jogador nesta temporada. O atacante também esteve na lista final das temporadas 2021/22 e 2022/23 e terminou em oitavo e sexto, respectivamente. O último brasileiro a conquistar o prêmio foi Ricardo Leite, o Kaká, em 2007, quando atuava no Milan, da Itália.
Ausência do Real Madrid
Eleito o melhor clube de futebol da temporada durante a cerimônia, o Real Madrid não viajou, assim como Vinicius. A delegação do clube viajaria às 11h (de Brasília) para Paris em um voo fretado, com cerca de 50 pessoas entre indicados ao prêmio, familiares e funcionários do clube.
A ausência do clube foi confirmada na manhã desta segunda-feira (28), antes do início do evento. De acordo com a informação do jornalista internacional Fabrizio Romano, o clube cancelou a agenda após ser informado de forma antecipada que Rodri seria o vencedor.
Em nota, o clube repudiou uma possível falta de respeito da organizadora do evento. “Se os critérios de premiação não designam Vinicius como vencedor, esses mesmos critérios deveriam designar Carvajal como vencedor. Como não foi o caso, é óbvio que a Bola de Ouro da UEFA não respeita o Real Madrid”, disse o clube em nota oficial.
O post Sem Vinicius Júnior, Rodri é eleito melhor jogador de futebol do mundo apareceu primeiro em O Diário de Mogi.