Sistema Alto Tietê registra 62% menos chuva em outubro de 2024 comparado ao mesmo período do ano passado


Em 2023, choveu 200,8 milímetros e este ano a chuva ficou em 74,4 mm. Além disso, a quantidade de chuva nas represas da região também ficou abaixo do esperado para o mês. Sistema produtor do Alto Tietê encerra mês com chuva abaixo do esperado
A quantidade de chuva no Sistema Produtor Alto Tietê (Spat) em outubro deste ano foi 62,9% menor do que o registrado no mesmo período de 2023. No ano passado, choveu 200,8 milímetros e este ano a chuva foi de apenas 74,4 mm.
Além disso, a quantidade de chuva nas represas da região também ficou abaixo do esperado para o mês. A pluviometria foi de 74,4 milímetros, enquanto a média esperada era de 109,3 mm. Isso representa uma queda de 31,9%.
O Sistema Produtor Alto Tietê opera com 41% da capacidade. Na mesma época, no ano passado, o volume estava em 65,2%.
Nos dez primeiros meses deste ano, só três registraram a quantidade de chuva que era esperada para o mês. Em todos os outros, a pluviometria foi menor do que a média histórica.
Represas
O Sistema Produtor Alto Tietê é composto por cinco represas. Todas terminaram o mês operando com um volume menor do que o registrado em outubro do ano passado.
Em outubro de 2013, ano que antecedeu a crise hídrica no Estado de São Paulo, o Sistema Produtor do Alto Tietê operava com 51% da capacidade. E em outubro desse ano, a situação está em 41%.
O meteorologista Guilherme Borges a tendêrncia é que nesse ano as coisas sejam diferentes que em 2013. Ele aponta que alguns sistemas climáticos vão influenciar e favorecer o aumento gradual das chuvas a partir de novembro. “A gente já teve em ampla área do estado paulista e também na capital paulista a chuva retornando. A gente já teve nessa segunda quinzena de outubro a chuva começando a ter mais persistência. E a tendência é que novembro seja caracterizado com chuva dentro da média e até um pouco acima da média. Justamento por efeito de alguns sistemas climáticos que vão diferir daquele ano de 2013.”
Volume de chuva nas represas do Alto Tietê
Represa Paraitinga está com 28,23% de sua capacidade
Reprodução/TV Diário
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.