A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anunciou nesta quarta-feira (6/11), a programação do 12º Festival de Culturas Pretas, que ocorre durante o mês de novembro para valorizar e destacar a cultura afro-brasileira em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. O evento contará com atividades culturais, diálogos e shows, além de exibir a exposição “Territórios Pretos”, promovendo um espaço para reconhecer as matrizes africanas na história local.
Entre os destaques está o show da banda Aláfia, que ocorre no Theatro Vasques na quinta-feira (21/11). O festival também inclui rodas de conversa, apresentações artísticas e a celebração do Dia Nacional da Umbanda, na sexta-feira (15/11), no Largo Bom Jesus.
A Secretária Municipal de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos, ressalta a importância da iniciativa para promover a igualdade racial e o reconhecimento da contribuição da população afrodescendente. “Precisamos entender nossa história para reconhecer o impacto da cultura afro-brasileira na sociedade atual”, declara.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
Programação do Festival de Culturas Pretas de Mogi das Cruzes:
- Quinta-feira (14/11)
18h às 21h30 | Roda de Conversa – Tema: Raízes Urbanas: A Contribuição da População Negra na Formação das Cidades
Local: Auditório do Museu Mogiano (Rua José Bonifácio, 516 – Centro) - Sexta-feira (15/11)
9h às 15h | Dia Nacional da Umbanda
Local: Largo Bom Jesus – Centro - Quarta-feira (20/11)
14h às 19h | Celebração do Dia da Consciência Negra
Local: Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros (em frente ao Centro Cultural) - Quinta-feira (21/11)
20h | Show da Banda Aláfia
Local: Theatro Vasques (Rua Doutor Corrêa, 515 – Centro)
(Ingressos gratuitos disponíveis na bilheteria uma hora antes da apresentação)
Exposição “Territórios Pretos”
- Data: de 11 de outubro a 5 de dezembro de 2024;
- Local: Pinacoteca de Mogi das Cruzes, na rua Coronel Souza Franco, 993 – Centro;
- Horário de visitação: quarta a sexta-feira, das 9h às 17h;
- Visitas mediadas: com o artista e curador Henrique Versoni, às quartas-feiras, mediante agendamento pelo e-mail: [email protected].
Para mais informações, acesse o site da Secretaria Municipal de Cultura ou entre em contato pelo telefone (11) 4798-6900 ou e-mail [email protected]. Atendimento presencial disponível no Centro Cultural, Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro de Mogi das Cruzes, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.
(Programação sujeita a alterações. Todas as atividades são gratuitas.)
O post 12º Festival de Culturas Pretas de Mogi conta com show gratuito, rodas de conversa e exposição apareceu primeiro em O Diário de Mogi.