Veja o que fazer durante o feriadão no Sesc Mogi das Cruzes

O Sesc Mogi das Cruzes preparou uma programação especial para as pessoas aproveitarem o feriado prolongado da Proclamação da República, celebrado no dia 15 de novembro (sexta-feira). Os visitantes da unidade mogiana poderão assistir a apresentações musicais, uma peça de teatro e participar de mediações de leituras.

  • Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
  • Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
Marco Antônio Fera é ator, cantor e compositor | Foto: divulgação
Marco Antônio Fera é ator, cantor e compositor | Foto: divulgação

A agenda do Sesc Mogi já começa nesta quinta-feira (14) com a apresentação musical “Corpo Desobediente” de Marco Antônio Fera durante o “Quinta Show”. Fera é ator, cantor, compositor, multiartista, artivista das questões étnico raciais e LGBTQIAPN+, produtor cultural e de conteúdo. O espetáculo será realizado às 20h de forma gratuita.

Por meio de canções autorais em parceria com Oziel Antunes e releituras de obras de alguns dos principais artistas da música brasileira, Fera compartilha com o público as influências culturais que contribuíram para formação da sua identidade, intimidade e a sua incontornável vocação para sempre desobedecer às imposições e estigmas sociais forjados aos homens negros do país. Nesse sentido, o show traz para o palco, além da originalidade de estética e a poética, a celebração da delicadeza, do afeto e do amor como alimentos para a existência de um corpo em constante transformação.

Espetáculo terá danças populares brasileiras | Foto: divulgação
Espetáculo terá danças populares brasileiras | Foto: divulgação

Já na sexta-feira (15), a partir das 16h, o público poderá aproveitar uma apresentação gratuita de dança do grupo GiraSaia. O espetáculo “Saias” trabalha com as danças populares brasileiras (Simbologia dos Orixás, Maracatu, Jongo, Coco de Alagoas, Ijexá, Lundu Colonial, Samba-de-Roda e Ciranda) sob a ótica do feminino.

O fio condutor das cenas é a beleza do mundo feminino, com suas alegrias, decepções, lutas e esperanças para manter a cultura viva. A mistura de linguagens, como poemas declamados, percussão e cantos, dão um sentido específico para cada cena-dança. “Saias” evoca o poder do feminino na nossa cultura afro-brasileira e a beleza e espontaneidade das danças populares.

Grupo Corpo Negro | Foto: divulgação
Grupo Corpo Negro | Foto: divulgação

No sábado (16), é a vez do espetáculo teatral “O mundo começa na cabeça” com o Grupo Corpo Negro. A apresentação será realizada às 16h de forma gratuita na Tenda do Sesc Mogi. Com técnicas de bricolagem, o espetáculo constrói a narrativa musical a partir da interatividade com as crianças – que assumem a posição de espectadores participantes, ao responder perguntas, cantar refrãos de músicas ou dançar ritmos africanos.

Por meio do diálogo ativo, os atores e atrizes, ora representam personagens fictícios inspirados na literatura infantil contemporânea, ora representam a si mesmos, retomando lembranças de sua infância e do impacto do racismo estrutural vivenciado diariamente em ambiente escolar. O espetáculo também aborda temas como diversidade cultural, respeito às diferenças, valorização da cultura africana, autoestima e empoderamento.

Fernando Negrão | Foto: divulgação
Fernando Negrão | Foto: divulgação

Já no domingo (17), o cantor Fernando Negrão agita a Tenda do Sesc. No show, o artista leva aos palcos músicas de parcerias, como “Alguém que me quer” (Arlindinho) e “Na mesma direção” (Neguinho da Beija Flor), além de releituras de Dudu Nobre, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e Roberto Ribeiro.

Fernando Negrão é figura marcante no carnaval Santista, com samba-enredos de sua autoria, se tornou um dos principais compositores do gênero. O cantor conta com um CD totalmente autoral. A nova música de trabalho chamada “Monumento de Mulher” foi escrita em parceria com Carica (grupo Sensação) e já está tocando nas principais rádios da baixada santista.

Grupo Coletiva Lobas | Foto: I Love image
Grupo Coletiva Lobas | Foto: I Love image

Para aqueles que desejam desfrutar da literatura, o Sesc Mogi das Cruzes oferece a mediação de leitura “Mediar Brincar Letrinhas Pretas” com a Coletiva Lobas. A atividade acontece na alameda da unidade até o dia 30/11 sempre aos sábados e domingos das 10h às 12h e das 13h30 às 16h.

As mediadoras de leitura convidam as famílias para o despertar do corpo, do olhar e do riso por meio da mediação de leitura, cantigas e brincadeiras. Com um acervo diversificado de obras da literatura infantil pautado nas identidades afro-brasileiras, o livro é o principal instrumento de partilha sendo utilizado de formas diversas.

O post Veja o que fazer durante o feriadão no Sesc Mogi das Cruzes apareceu primeiro em O Diário de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.