‘Deus seja louvado’ ou ‘seja o que Deus quiser’

Autoridades do Poder Judiciário debateram tempos atrás a questão do “Estado Laico”. Houve a preocupação com o que está escrito nas notas de real: “Deus Seja Louvado”.

Na moeda americana, ou seja, nas notas de dólar, também está escrito algo semelhante: “In God We Trust” (nós confiamos em Deus).

Desnecessário debater este assunto envolvendo o Estado Laico. Por quê?

Todos se acostumaram e quase ninguém percebe esta frase, além do que não há quem não goste de dinheiro. Ora, no preâmbulo da Constituição Federal da República consta: “Nós, os representantes do povo brasileiro, sob a proteção de Deus, promulgamos esta Constituição”.

Por que se preocupar com a frase Deus Seja Louvado e tentar eliminá-la? Uma vez que o país tem tantos problemas sociais para resolver. A questão é polêmica, está superada e é desnecessária. Mas diante da crise que vive o Brasil Sugiro que se escreva: “SEJA O QUE DEUS QUISER”, pois, as autoridades não estão resolvendo questões tão relevantes, necessárias e de urgência, como saúde, segurança, criminalidade e milhares de menores abandonados.

Afinal, o que é um Estado laico? Estado laico não é Estado ateu, mas sem religião ou liberdade religiosa. Há autoridades que já tentaram eliminar feriados religiosos, inclusive o Natal.

O povo brasileiro seja católico, evangélico, espírita, muçulmano, místicos, maçons, rosacruzes, teosofistas, além de outras religiões e entidades, acreditam em Deus?

O número de ateus, no Brasil, se houver, é uma quantidade ínfima. Há alguns anos uma jornalista entrevistou Oscar Niemayer e lhe foi perguntado: “O Senhor é ateu? Sim, respondeu, sou ateu e comunista. No que o senhor acredita? Na vida, no Cosmos, no Universo”.

Eis aí, o conceito de Deus de Niemayer não poderia ser a vida, o Cosmos ou o Universo? O conceito de Deus é relativo e se trata de uma questão pessoal. Por isso, seria melhor dizer: “Deus do meu coração, Deus da minha compreensão” e não aceitar os conceitos ou sugestões impostas.

Afinal, quais os benefícios ou consequências envolverão o povo brasileiro, ao eliminar a frase “Deus Seja Louvado”? Qual é a ameaça que paira sobre o povo, moeda de real ou sobre as instituições? Mas ainda bem que pararam de debater esta questão.

O brasileiro em geral acredita em Deus, então, seja o que Deus quiser!

O post ‘Deus seja louvado’ ou ‘seja o que Deus quiser’ apareceu primeiro em O Diário de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.