Itaquaquecetuba recebeu, na noite da última segunda-feira (25/11), o “Prêmio Inova Educação”, entregue pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), devido à execução do “Projeto Escola Aberta: Eu Aprendo com Você” – iniciativa que acolhe crianças imigrantes vindas dos países Bolívia, Venezuela, Paquistão, Haiti, Paraguai, Chile, Afeganistão e China.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
A premiação, que englobou um grupo de municípios com população acima dos 100 mil habitantes, foi recebida pelo prefeito de Itaquaquecetuba, o delegado Eduardo Boigues (PL), que, ao longo da cerimônia, parabenizou os servidores municipais integrantes da ação.
“Esse prêmio é de cada professor, servidor, aluno e família que acredita em nosso projeto e nos ajuda a transformar vidas. Juntos, estamos construindo o futuro”, afirmou Boigues.
O projeto
Em levantamento publicado em abril deste ano, a Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que possui mil crianças imigrantes matriculadas vindas de oito países. Dessas, 447 são atendidas pelo programa “Escola Aberta”, que tem por objetivo acolher as famílias e os estudantes imigrantes na rede municipal de ensino
Criado em outubro de 2022, a proposta é conduzida pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Especial, que possui uma equipe de atendimento composta por professores que dominam as línguas espanhola e inglesa, facilitando a comunicação entre os profissionais e os pequenos estudantes.
A rede municipal de ensino recebe, ainda, material didático do Governo Federal com instruções direcionadas ao acolhimento de imigrantes na rede pública.
As famílias imigrantes com estudantes na rede municipal interessadas em fazer parte do programa podem procurar qualquer uma das 120 unidades escolares ou o Departamento de Educação Especial, que atende na rua Uberlândia, 57 – Vila Virgínia e pelos telefones (11) 4647-5200 / 4642-0333 / 4753-1027 de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Homenagens
Os prefeitos que compõem o Condemat+ também receberam um Selo de Participação pelo apoio e pelas iniciativas públicas que desenvolvem para a Educação da região. A placa de reconhecimento foi entregue aos prefeitos Vanderlon Gomes (Salesópolis), Rodrigo Ashiuchi (Suzano), Eduardo Boigues (Itaquaquecetuba), Walid Ali Hamid (Mairiporã), Luis Camargo (Arujá), Caio Cunha (Mogi das Cruzes), Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos) e Guti (Guarulhos), assim como para as representantes dos municípios de Guararema e Igaratá.
O post Itaquá recebe prêmio por projeto educacional que acolhe crianças imigrantes apareceu primeiro em O Diário de Mogi.