Diabetes: entenda como o controle da insulina e da alimentação podem transformar a vida dos pacientes


A importância de uma dieta equilibrada e a contagem de carboidratos no controle da glicemia para pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2 O diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, elevando o nível de açúcar no sangue devido a uma deficiência na produção ou ação da insulina — hormônio essencial para o controle desse açúcar.
A nutricionista Audrey Yule Coqueiro, doutora em Ciência dos Alimentos pela USP e docente do curso de Nutrição do Unipiaget, explica que existem dois tipos principais de diabetes: o tipo 1 (DM1) e o tipo 2 (DM2).
“No DM1, geralmente diagnosticado na infância e de origem genética, o corpo não produz insulina suficiente. Já o DM2 está associado a hábitos de vida, como má alimentação e falta de atividade física, onde o organismo passa a resistir à insulina e, eventualmente, pode também diminuir a produção dela”, destaca.
É muito importante o paciente ter uma dieta equilibrada e controlar a glicemia
Banco de imagens Freepick
O tratamento para muitos pacientes inclui a aplicação de insulina injetável, e é aí que entra a importância da chamada “contagem de carboidratos” — um método que ajuda a ajustar a dose de insulina conforme a quantidade de carboidratos consumida na refeição. Com a contagem de carboidratos, o paciente pode manter os níveis de glicose estáveis, evitando oscilações perigosas.
Audrey reforça que a cada 15 gramas de carboidratos, uma unidade de insulina de ação rápida é necessária, embora essa proporção varie de acordo com as necessidades individuais. “Ou seja, para uma refeição de 60 gramas de carboidratos, um paciente poderia precisar de cerca de quatro unidades de insulina. Essa contagem rigorosa e o acompanhamento de um nutricionista especializado são essenciais para que o paciente consuma uma alimentação balanceada, com carboidratos de qualidade, que promovam o bem-estar sem elevar perigosamente os níveis de açúcar”, salienta.
A nutricionista ainda cita que além da contagem de carboidratos, é fundamental que o paciente tenha um plano alimentar adequado, focado em opções saudáveis e que contribuam para um controle eficiente da diabetes.
Para quem se interessa pela área e deseja se aprofundar no assunto, o curso de Nutrição no Unipiaget, o centro universitário oferece uma estrutura pensada exclusivamente para o Ensino Superior com aulas 100% presenciais, Prática em laboratórios bem equipados desde o início do curso e uma equipe de professores na sua maioria mestres e doutores. Atualmente, é a melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o IGC/ENADE/MEC.
Para inscrever-se no vestibular, basta acessar https://nl.ong.br/piaget-g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.