Ortopedista do Imot fala sobre como o tratamento adequado oferece melhor qualidade de vida a pessoas com Paralisia Cerebral

A paralisia cerebral (PC) é uma condição que afeta o cérebro e causa dificuldades nos movimentos e na postura. Ela não piora com o tempo, mas as dificuldades podem mudar à medida que a pessoa cresce. A PC é causada por danos no cérebro durante o desenvolvimento, normalmente antes, durante ou logo após o nascimento.

Como o problema surge?

O cérebro controla os movimentos do corpo e, se algo acontece com ele durante o desenvolvimento (ainda no útero, no parto ou nos primeiros meses de vida), isso pode atrapalhar a forma como a pessoa se movimenta e se equilibra. Esses danos podem ocorrer por:

  • Falta de oxigênio no cérebro (durante o parto difícil);
  • Infecções na mãe durante a gravidez (como rubéola ou toxoplasmose);
  • Partos prematuros (bebês que nascem antes do tempo têm cérebros mais sensíveis);
  • Traumas na cabeça em bebês pequenos;
  • Icterícia severa não tratada, que pode causar danos cerebrais.

Tipos de paralisia cerebral

Existem diferentes formas de PC, porque o cérebro pode ser afetado de maneiras distintas:

PC Espástica

Os músculos ficam muito rígidos, como se estivessem sempre “tensos”. Isso dificulta movimentos simples, como andar ou segurar objetos.

PC Discinesia

Os movimentos são involuntários, como tremores ou movimentos “bruscos”. Isso pode tornar difícil segurar ou alcançar algo.

PC Atáxica

Esse tipo de PC afeta o equilíbrio e a coordenação, por isso a pessoa pode ter dificuldade em andar ou fazer movimentos precisos, como escrever.

PC Mista

Combina características dos tipos acima, afetando os movimentos de várias formas.

Sinais e sintomas

Os sintomas podem variar de leves a graves, mas incluem:

  • Dificuldade para andar (andar na ponta dos pés ou com as pernas muito juntas);
  • Movimentos “duros” ou “soltos” nos braços e pernas;
  • Problemas em falar claramente ou engolir alimentos;
  • Tremores ou movimentos involuntários;
  • Dificuldades de aprendizado (em alguns casos, mas nem sempre);
  • Convulsões (algumas pessoas têm crises epilépticas).

Esses sinais geralmente são percebidos pelos pais quando a criança demora mais do que o normal para aprender a sentar, engatinhar ou andar.

Como é feito o diagnóstico?

Se os pais ou médicos notarem que a criança tem dificuldades motoras, será feito um exame detalhado. O diagnóstico pode ser desde a observação dos movimentos e desenvolvimento da criança, exames de imagem, como ressonância magnética, para verificar o cérebro e ainda por meio de testes adicionais, caso o médico suspeite de outras condições.

Como é tratado?

Embora não exista cura para a paralisia cerebral, há muitos tratamentos que ajudam a melhorar a qualidade de vida. Cada criança ou adulto precisa de cuidados específicos, mas as opções incluem:

  • Fisioterapia: Ajuda a fortalecer os músculos, melhorar o equilíbrio e aumentar a mobilidade.
  • Terapia ocupacional: Ensina a realizar atividades do dia a dia, como vestir-se, comer e usar ferramentas como talheres.
  • Fonoaudiologia: Ajuda com problemas de fala, comunicação ou dificuldade em engolir alimentos.
  • Medicamentos: Alguns remédios relaxam os músculos ou controlam convulsões.
  • Cirurgias: Podem ser realizadas para corrigir deformidades ósseas ou alongar músculos e tendões.
  • Aparelhos de apoio: Andadores, cadeiras de rodas ou órteses podem ajudar na mobilidade e conforto.

Vida com paralisia cerebral

A paralisia cerebral não afeta a inteligência em todos os casos. Muitas pessoas com PC podem estudar, trabalhar, construir famílias e viver de forma independente, dependendo da gravidade da condição e do suporte recebido. A chave é o acompanhamento precoce, com médicos e terapeutas trabalhando juntos para desenvolver habilidades e superar limitações.

Conclusão

A paralisia cerebral é uma condição que afeta o movimento e a postura, mas, com tratamentos adequados e apoio contínuo, as pessoas afetadas podem alcançar uma boa qualidade de vida. A compreensão, a paciência e o suporte das famílias e da sociedade são fundamentais para ajudá-las a atingir todo o seu potencial.

Sobre o Imot

O IMOT é um dos maiores institutos especializados em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Atualmente conta com duas unidades, nas cidades de Mogi das Cruzes e Suzano, na Grande SP, com pronto atendimento, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados. O pronto atendimento funciona todos os dias na unidade mogiana, das 8h às 22h.   A unidade de Mogi conta ainda com o Imot Care, um andar inteiro pensado para tratamento e prevenção de fraturas e contusões, além de 11 especialidades médicas em diferentes áreas. Já a Imot Move Saúde é uma clínica do movimento e promoção de saúde, que atende no 2º andar do prédio. Para mais informações, acesse o site do Imot.

O post Ortopedista do Imot fala sobre como o tratamento adequado oferece melhor qualidade de vida a pessoas com Paralisia Cerebral apareceu primeiro em O Diário de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.