O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e o presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, estão autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, a se encontrarem em Mogi das Cruzes, durante a durante a missa de Sétimo Dia, em homenagem à Leila Caran Costa, que morreu aos 99 anos. A cerimônia ocorrerá na próxima segunda-feira (9/12), na Catedral de Mogi das Cruzes.
A decisão de Moraes atende a um pedido da defesa de Bolsonaro e libera, de forma excepcional, o encontro entre os dois, que estão proibidos de se comunicar devido a investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado.
Na nova autorização, Moraes ressalta que o contato deve ser restrito à participação no ato religioso. A defesa do ex-presidente garantiu que Bolsonaro não discutirá com Valdemar assuntos relacionados às investigações em curso.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
Velório em Mogi
Essa permissão ocorre após outra decisão de Moraes, nesta terça-feira (3/12), que já havia liberado Bolsonaro para comparecer ao velório e ao sepultamento de Leila Caran Costa, mãe de Valdemar e ex-primeira-dama de Mogi das Cruzes, que morreu aos 99 anos, na madrugada de terça-feira. Porém, apenas a mulher, Michelle Bolsonaro, compareceu.
A ex-primeira-dama ficou boa parte do tempo todo ao lado do caixão, com Valdemar Costa Neto. Depois, entrou na sala da presidência com a prefeita eleita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), vereadores e com cacique do PL.
Ver essa foto no Instagram
A ordem de restrição de contato entre Bolsonaro e Valdemar integra medidas cautelares impostas pelo STF, com o objetivo de evitar interferências nas investigações. Moraes reiterou que essa autorização é provisória e limitada exclusivamente aos eventos fúnebres.
LEIA TAMBÉM
- Autoridades do Alto Tietê lamentam morte de Leila Caran Costa, mãe de Costa Neto
- Leila quis ser médica e foi primeira-dama 4 vezes; relembre entrevista ao O Diário
- Leila Caran Costa, mãe de Valdemar Costa Neto, morre aos 99 anos em Mogi
- PF indicia Valdemar Costa Neto, Jair Bolsonaro e mais 35 pessoas em inquérito sobre tentativa de golpe
- Entenda a operação da PF: golpe de Estado e plano de matar Lula, Alckmin e Moraes
O post STF libera contato entre Bolsonaro e Valdemar Costa Neto durante missa de 7º Dia em Mogi das Cruzes apareceu primeiro em O Diário de Mogi.