Quando pessoas negras do Bixiga e suas tradições, lutas e vivências encontram espaço para compartilhar suas histórias, resgatar memórias e inspirar novas gerações, quais histórias elas têm a dizer? O quanto de histórias importantes ainda não foram ouvidas? Quantas já foram apagadas pelo tempo? Quantas histórias ainda anseiam por serem contadas? E o mais importante: Por que não as registrar?
São essas perguntas que motivaram o idealizador Wellington Souza e seu coletivo para produzir “Negros do Bixiga”. A direção é de Tim Ernani, com produção de Gabi Barbosa e roteiro de Brenda Tiburcio. O documentário recebeu apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo com o edital de apoio à Cultura Negra.
Mãos à Obra
Resgatando uma antiga tradição da cultura popular brasileira, a turma de Vozes e Cantos do Projeto Mãos à Obra, convida todos para assistir o Pastoril, um musical que conta de modo alegre o nascimento do menino Rei. Em uma brincadeira simples e animada, o público vai se envolver com esta história, resgatando um dos autos mais encantadores já feitos pela Opereta nesses 30 anos. A apresentação será às 17 horas.
Já a turma da oficina de Montagem de Espetáculo apresenta “A Arte de Viver Opereta”, peça teatral em comemoração aos 30 anos da associação.