Nesse período, aproximadamente mil atividades foram organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura, que ofereceu ao público sessões regulares de cinema; o projeto “Cine Escola”, para alunos da rede municipal; sessões especiais do “Ponto MIS”, em parceria com o governo estadual; festivais como o “Curta Suzano”; e o Cine Re(X)istência, que valoriza a cultura africana.
No seu primeiro dia de atividades, em 7 de dezembro de 2018, após a modernização que transformou o antigo plenário da Câmara em um polo artístico, o local exibiu o filme “A Fera na Selva”. A sessão abriria caminho para uma programação mensal que passou a compor a rotina de serviços do equipamento. Diferentes temas fizeram parte do conteúdo, como as exibições sobre o universo feminino “Garota Fantástica” e “Ela é o Cara”. Para fechar 2024, por exemplo, a mostra “Representatividade”, em homenagem ao mês da Consciência Negra, e a “9ª Mostra do Cinema Chinês”, convidaram as famílias para uma experiência cultural enriquecedora.
O Cineteatro Wilma Bentivegna também foi contemplado pelo programa estadual “Pontos MIS”, iniciativa pela qual foram viabilizadas exibições especiais que permitem ao público acesso gratuito a temáticas como “De Férias”, pensada ao público infantil, e “Alfred Hitchcock”, que apresentou obras desse aclamado cineasta. Os espectadores puderam apreciar, por exemplo, o filme “Garoto Cósmico”, um longa-metragem brasileiro de animação, dirigido pelo diretor de cinema Alê Abreu; assim como o filme “Quando Fala o Coração”, de 1945; e a animação brasileira “Minhocas”, lançada em 2013 com a técnica cinematográfica stop motion.
Outras ações que foram proporcionadas incluem o projeto “Cine Escola”, que permitiu a crianças da rede municipal de ensino o acesso a sessões de cinema, e o “Saci Club”, que garantiu a reunião entre produtores e entusiastas de cinema com o objetivo de incentivar a discussão sobre filmes produzidos à margem das grandes indústrias, de forma que influenciem as produções locais.
O Cineteatro também sediou os festivais que premiaram filmes produzidos no Alto Tietê, no país e até mesmo fora do Brasil. Em 2022, o “Curta Suzano” contou com a participação do ator, músico e professor Adolfo Moura e exibiu 41 filmes produzidos por artistas de todo o País, distribuindo 18 prêmios em nove categorias diferentes. No ano seguinte, em 2023, o Festival Internacional de Cinema listou 210 filmes brasileiros na programação, que também incluiu curtas de 19 Estados e do Distrito Federal. Nesse evento, ainda foram anunciados outros 60 títulos convidados que compuseram os programas especiais.
No espaço, também foi realizado por anos consecutivos o “Kinoforum Festival Internacional de Curtas de São Paulo”, considerado um projeto de grande importância para o cinema da América Latina. O evento é apontado ainda como um pilar fundamental na promoção e divulgação do cinema independente, proporcionando uma plataforma para cineastas emergentes e estabelecidos mostrarem suas obras.
O ano de 2024 se destacou pelas diversas mostras que foram oferecidas ao público ao longo do ano, batizadas como “Viva o cinema nacional”; “É de Suzano”; “Lugar de Mulher é no Cinema”; “Clássicos do Cinema”; “Especial Dia dos Pais”; “Olhar Infantil”; e “Animal”.
O secretário municipal de Cultura, José Luiz Spitti, afirmou que o equipamento se tornou uma referência para o setor na cidade. “Temos conseguido proporcionar educação e entretenimento por meio das inúmeras atividades culturais que são oferecidas desde 2018. O espaço criou ótimas condições para que pudéssemos ampliar o acesso ao cinema para os munícipes, que tem contribuído para a formação de novos artistas locais”, declarou o titular da pasta.
Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi reforçou que o Cineteatro Wilma Bentivegna foi uma conquista para a população. “Assim como todas as outras pastas, a Cultura também ganhou novos equipamentos, que foram responsáveis por abrigar inúmeras ações voltadas ao entretenimento dos moradores. Trouxemos mais atrações culturais para a cidade e pudemos exibir, nesse local, filmes para todos os públicos. Recebemos milhares de moradores, que tiveram a oportunidade de apreciar obras de artistas locais, nacionais e internacionais”, avaliou o chefe do Poder Executivo municipal.