O Hospital Regional do Alto Tietê, localizado em Suzano, foi oficialmente renomeado como Hospital Estevam Galvão de Oliveira. A mudança foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na noite desta quarta-feira (4), por meio do Projeto de Lei 546/2024, de autoria do deputado Carlos Cesar e com iniciativa do presidente da Casa, deputado André do Prado, e coautoria do deputado Marcos Damasio.
A proposta, que estava em tramitação desde agosto, já estava sendo discutida pelo atual prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), e pelo deputado André do Prado.
A homenagem reconhece o legado de Estevam Galvão, ex-deputado estadual por cinco mandatos e figura central na luta pela construção do hospital estadual, popularmente conhecido como HC de Suzano. Foram mais de 10 anos de articulações para que a obra fosse autorizada e concluída, tornando-se uma referência em saúde para a região.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
Estevam, que faleceu neste ano após enfrentar um câncer de pâncreas, teve mais de 50 anos de vida pública, acumulando os cargos de vereador, prefeito de Suzano por quatro mandatos, deputado federal e estadual. Durante sua trajetória, também atuou como líder de bancada na Assembleia Legislativa, corregedor parlamentar e conselheiro do Fumefi, a convite do governador Tarcísio de Freitas.
“Agradecemos a iniciativa da Assembleia Legislativa em homenagear o Estevam, que, para tantos, foi o homem responsável por trazer equipamentos públicos essenciais para Suzano, o Alto Tietê e todo o Estado de São Paulo. Ele sempre se dedicou muito. Temos orgulho da história que ele escreveu e do legado que deixou”, declarou Viviane Domscke Galvão de Oliveira, viúva de Estevam e educadora.
O atual prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, utilizou as redes sociais para comemorar a aprovação do projeto e destacar que o hospital agora leva o nome de “um dos grandes líderes políticos da cidade de Suzano.”
Ver essa foto no Instagram
Conforme anteriormente apurado por O Diário, essa proposta já vinha sendo discutida entre o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) e o deputado André do Prado. A confirmação de que o projeto entraria em tramitação foi obtida pela reportagem durante o velório de Estevam Galvão.
Estrutura do hospital
Inaugurado pelo Governo do Estado no ano passado, o Hospital Regional do Alto Tietê é referência no atendimento pelo SUS para casos de média e alta complexidade. A unidade conta com 189 leitos, sendo 10 de UTI adulto, além de 20 leitos de clínica cirúrgica e 30 de clínica médica, com capacidade para realizar até 408 internações por mês.
Anexo ao hospital, o Centro de Diagnóstico por Imagem oferece suporte com exames como tomografia computadorizada, ultrassom e análises clínicas, além de atendimento especializado em ortopedia para crianças e adultos. Os serviços são realizados mediante agendamento via regulação estadual.
O post HC de Suzano passa a se chamar Estavam Galvão após aprovação na Alesp apareceu primeiro em O Diário de Mogi.