Após rebeldes sírios assumirem o controle de Damasco neste domingo (8/12), e declararem terem deposto o presidente Bashar al-Assad, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu nota orientando os brasileiros que moram no país a procurar a Embaixada brasileira em Damasco: “O Itamaraty insta a todos nacionais que se encontrem no país a que busquem sair da Síria“.
O país do Oriente Médio vive uma guerra civil, desde 2011, que ganhou novos contornos na semana passada, quando grupos rebeldes islâmicos que lutam contra o governo de Bashar Al-Assad tomaram a cidade de Aleppo. Ontem os rebeldes entraram nos subúrbios de Homs e avançam, neste domingo (8), pela capital Damasco.
Na nota, o Itamaraty disponibilizou um telefone de emergência e recomendou que os brasileiros consultem o portal consular, com alertas e atualizações sobre a situação no país do Oriente Médio.
Asilo em Moscou
O ditador sírio Bashar al-Assad e sua família estão em Moscou. Agências de notícias russas disseram que governo russo concedeu asilo político a eles. Após 24 anos no poder, ele deixou a capital Damasco após rebeldes terem entrado no território sem encontrar resistência militar.
A agência de notícias Reuters informou que um avião da Syrian Air decolou do aeroporto de Damasco no momento em que houve a ocupação dos rebeldes. Ela teria inicialmente voado em direção à região costeira da Síria, um reduto da seita alauita de Assad, até fazer uma curva brusca e prosseguir na direção oposta.
O post Após rebeldes ocuparem a Síria, Itamaraty orienta brasileiros a deixar região apareceu primeiro em O Diário de Mogi.