O judoca mogiano Willian Lima, medalhista de prata no meio-leve masculino e bronze por equipes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, termina o ano no topo do ranking mundial da categoria até 66kg, segundo a lista divulgada nesta terça-feira (10/12) pela Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês).
A prata conquistada nos Jogos de Paris marcou a primeira medalha do Time Brasil na capital francesa. Willian foi derrotado na final pelo japonês Abe Hifumi, que fecha o ano como vice-líder do ranking. Além da conquista olímpica, o judoca mogiano brilhou em outras competições ao longo de 2024: levou o bronze em duas etapas do Grand Slam, em Tashkent (Uzbequistão) e Tbilisi (Geórgia), além de faturar o ouro no Pan-Americano adulto, realizado no Rio de Janeiro, em abril.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
Nos Jogos Olímpicos, além do pódio individual, Willian voltou ao tatame para ajudar o Brasil a conquistar uma inédita medalha de bronze na competição por equipes. Com os resultados deste ano, Willian quebrou um jejum de mais de 20 anos no judô masculino brasileiro. Desde Sydney 2000, com Tiago Camilo e Carlos Honorato, nenhum atleta do país havia alcançado uma final olímpica na modalidade.
A performance sólida em 2024 consolida o mogiano como um dos grandes nomes do judô mundial, coroando um ano histórico para o esporte brasileiro. No ranking mundial, Willian está acima do adversário Abe Hifumi, oponente que levou o ouro nos Jogos de Paris de 2024. O brasileiro soma 5.165 pontos, enquanto o japonês tem 4.700.
Bate-papo com Willian Lima
Em agosto deste ano, após os Jogos Olímpicos, Willian Lima foi recebido e homenageado em Mogi das Cruzes. Em um bate-papo com O Diário, o medalhista afirma que retornou aos treinos e a se alimentar de maneira mais regrada, já visando a próxima Olimpíada, que será disputada em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028. (Bate-papo completo com o atleta abaixo).
O post Mogiano Willian Lima fecha ano como líder do ranking mundial de judô apareceu primeiro em O Diário de Mogi.