De autoria do vereador Jaime Siunte (Avante), os parlamentares votaram favoravelmente à propositura que insere no calendário de eventos do município o “Dia do Motociclismo”. Também aprovaram a criação da Campanha Maio Vermelho, voltada à conscientização sobre os acidentes vasculares cerebrais, e do crachá de identificação e uso do cordão AVC Estrela para identificação de pessoas acometidas por acidente vascular cerebral (AVC) no município, ambos de autoria do vereador Antonio Rafael Morgado (PSD), o professor Toninho Morgado.
Também de autoria de Morgado, foi aprovado o projeto de lei que obriga a instalação de fraldários em ambientes públicos e privados de circulação, permanência ou concentração de grande número de pessoas. E de iniciativa do vereador Pedro Ishi (PL), o que institui a Linha de Cuidado à Saúde da Mulher no Climatério e na Menopausa no âmbito municipal.
Já de autoria do parlamentar Rogerio Castilho (PSB), a Câmara de Suzano votou pela aprovação do projeto de lei que dispõe sobre a instalação de câmeras de monitoramento, alarmes e outros dispositivos de segurança nas escolas e creches públicas e particulares de Suzano.
Executivo
De iniciativa do Executivo, foram aprovados dez projetos de lei: um que dá nova redação a alínea y do inciso VI do artigo 1º da lei municipal 4.900/2015, que dispõe sobre a rede pública de ensino municipal e suas unidades educacionais e padroniza as respectivas denominações; outro que autoriza o Executivo a subvencionar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Suzano (Apae) no período de janeiro a dezembro de 2025; outro que denomina Pedro Sinkaku Miyahira o Hospital Regional de Suzano; outro que dá nome de rua Terezinha Pereira de Noronha a atual rua Seis do Jardim São João, no Distrito de Boa Vista; outro que acrescenta os dispositivos que especifica da lei municipal 5.048/2017; outro que autoriza o Executivo a celebrar convênio com o Instituto de Estudos de Protestos e Títulos do Brasil da Seção de São Paulo (IEPTB-SP); outro que institui no município os benefícios Auxílio Locação, Auxílio Mudança e Auxílio Emergencial nos moldes e casos que especifica, revogando as leis municipais 5.089/2017 e 5.440/2023; outro que dá nova redação ao artigo 3º da lei municipal 4.707/2013, que dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais de saúde (OSS); outro que altera dispositivos na lei municipal 4.583/2012, que dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência e a criação do Instituto de Previdência do Município de Suzano (IPMS); e o que dispõe sobre a abertura de crédito adicional.
Projetos de lei complementar
Os projetos de lei complementar aprovados também foram de autoria do Executivo. O primeiro deles modifica os dispositivos que especifica da lei complementar municipal 262/2014, que instituiu a Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública e Monitoramento para Segurança de Logradouros Públicos. Também foi aprovada a propositura que acrescenta e dá nova redação aos dispositivos que especifica da lei complementar 135/2003, sobre a política ambiental municipal, que define as infrações ambientais e as sanções a serem aplicadas.
Também em relação ao IPMS, foi aprovado o projeto de lei complementar que regulamenta o artigo 40, parágrafos 4-A e 4-C da Constituição Federal, para dispor sobre os requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos segurados do instituto, nos casos de servidores que exerçam atividades sob condições especiais que prejudiquem a saúde, bem nos casos de servidores portadores de deficiência, e o que autoriza o município a alienar, por doação, um imóvel localizado no Parque Suzano ao IPMS, para construção e instalação de uma agência. Outras proposituras que os vereadores votaram favoravelmente é a que concede remissão do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) incidente sobre imóveis atingidos por enchentes e alagamentos causados por chuvas ocorridas no município e a que autoriza o Executivo a conceder compensação financeira por meio de descontos no IPTU para empresas que realizem obras públicas de emergência com recursos próprios. Ainda foi aprovado o projeto que regulamenta a Zona de Intervenção Urbana A (ZEPIU – E), instituída pelo artigo 44, inciso I, do Plano Diretor de Suzano, e ratificada pela Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo.
Projetos de decreto legislativo
De autoria do vereador Marcos Antonio dos Santos (PRD), o Maizena, foram aprovados quatro projetos de decreto legislativo: o que concede a Medalha Antônio Marques Figueira a Fabio Tostes da Luz; o que entrega o Título de Cidadão Suzanense ao prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL); o que outorga a Medalha Suzano Brandão ao vereador Pedro Ishi; e o concede o Título de Empresa Cidadã à Planet Criatividade e Comunicação Visual. Já Pedro Ishi teve aprovada a entrega da Medalha Nelson Mandela a José Serafim da Silva, e o vereador Denis Claudio da Silva (PSD), o filho do Pedrinho do Mercado, a concessão do Título de Empresa Cidadã à empresa Shin Sekai Serviços Automotivos Ltda.
Moções
Na sessão ordinária, também foram aprovadas moções de aplauso a alunos, professores e à direção da Escola Municipal Carlos Molteni, pela conquista da medalha de ouro no Concurso Adapta Escola SP, por iniciativa do vereador Maizena.