Maioria das cidades da região tem coleta seletiva e nenhuma tem lixões

Nove das dez cidades do Alto Tietê realizam coleta seletiva, todas possuem limpeza urbana e nenhuma possui lixões a céu aberto. As informações constam em levantamento divulgado pelo IBGE na semana passada.

 

Apenas Ferraz de Vasconcelos, no levantamento, não possui coleta seletiva, mas possui limpeza urbana como serviço prestado. A cidade não possui lixão.

 

Outro destaque do levantamento é para o serviço de limpeza de estruturas de drenagem de águas pluviais, onde apenas Biritiba Mirim não realiza o serviço.

 

Brasil

 

Quase todos os municípios brasileiros (99,8%) informaram ter serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em 2023, indicando uma ampla cobertura territorial.

 

Por outro lado, 31,9% desses municípios ainda utilizavam os lixões (vazadouros a céu aberto) como disposição final dos resíduos – considerada a pior maneira. Em 28,6% das cidades, a destinação era feita em aterros sanitários, e 18,7% utilizavam aterros controlados – solução ambientalmente mais adequada.

 

Ao analisar a distribuição dos serviços por grandes regiões, o Nordeste lidera com cobertura de 99,9% dos municípios atendidos, seguido de perto pelo Centro-Oeste e Sudeste, ambas com 99,8%. O Norte e o Sul apresentaram a menor cobertura, com 99,6% cada.

 

“Esses dados demonstram que o serviço de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos estava amplamente presente em quase todos os municípios, independentemente do tamanho ou localização geográfica”, diz o IBGE. Os dados do IBGE mostram que dos municípios que dispunham de serviço de limpeza, 46,5% (2.586) tinham Política Municipal de Resíduos Sólidos; 10,7% (596) estavam com a política em elaboração; e 42,7% (2 374), não tinham essa política. Em geral, a existência dessas políticas específicas tende a ser mais comum em municípios com população maior. Dentre os 41 municípios com mais de 500 mil habitantes, 30 deles (73,2%) dispunham de tal política.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.