Dois homens foram detidos em flagrante pela Guarda Civil Municipal de Ferraz de Vasconcelos (GCM) por crime ambiental. O fato aconteceu neste sábado (14/12), no bairro Jardim das Flores, por meio da Operação Natal Seguro. Uma retroescavadeira foi apreendida durante a ação e o suposto infrator foi autuado em 1.500 UFMs (Unidade Fiscal do Município), que equivale a R$ 200.445,00 (Duzentos mil, quatrocentos e quarenta e cinco reais), conforme artigo 156, inciso II, III e IV, Decreto Municipal 5198/2009.
De acordo com a GCM de Ferraz, uma denúncia anônima levou os agentes até o local por suspeita de desmatamento em uma área de preservação permanente da Mata Atlântica com proximidade a uma área de nascente. Ao chegar no local, a guarda encontrou uma retroescavadeira que já havia aberto uma grande clareira.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
Segundo o Boletim de ocorrência, os dois homens que estavam no local foram interrogados e um deles relatou ter retirado apenas o capim e que pediu para o operador da máquina abrir uma estrada para acesso ao seu lote. No entanto não foram apresentados os documentos obrigatórios para supressão e arruamento do local, apenas uma cópia de documento sem força de escritura.
Por não reunirem condições técnicas no momento da abordagem para aferirem o impacto ambiental causado pela ação, a máquina foi apreendida de forma administrativa, sendo levada para o Pátio Municipal.
Diante dos fatos, os homens foram conduzidos até a Delegacia da cidade para prestar depoimentos. O delegado de plantão solicitou um exame pericial para mapeamento, no qual mostrará se a área em questão se trata de um local residencial ou de preservação de área permanente.
Vale salientar que a Operação Natal Seguro foi uma solicitação da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Civil, no qual envolve a GCM e Polícia Militar (PM) em ações conjuntas e coordenadas. Para denúncias anônimas, basta entrar em contato pelos telefones 4679-4334 e 4677-3112.
O post Homem é autuado em R$ 200 mil por crime ambiental em Ferraz de Vasconcelos apareceu primeiro em O Diário de Mogi.