Graduado em Administração com MBA em Estratégia Empresarial, Oliveira iniciou sua trajetória no poder público em 2005, quando entrou para a Secretaria de Manutenção, atuando até 2012 e retornando à pasta em 2017. Ao longo de sua trajetória, o gestor veio a exercer várias funções, incluindo as de assessor, gerente e diretor da pasta na gestão Rodrigo Ashiuchi. Com atuação constante e destaque ao colaborar com resultados sólidos como a entrega da avenida Governador Mário Covas Júnior, a Marginal do Una, em 2019, Oliveira assumiu a titularidade do departamento em abril de 2020, guiando suas equipes em um trabalho notório por conquistas essenciais ao longo dos últimos anos.
Além de idealizar parcerias público-privadas (PPPs) para a resolução de demandas na iluminação e na limpeza pública de todo o município, ele contou com a confiança de Ashiuchi em diversas intervenções no período, incluindo a implementação do aplicativo “Ilumina Suzano”, a ampliação da avenida Senador Roberto Simonsen, a construção da nova alça do viaduto Leon Feffer, a elaboração de projetos para controle de cheias nas regiões da Vila Amorim e do Parque Maria Helena e no processo de reforma da sede principal da pasta. Acima disso, um dos principais méritos da secretaria sob sua gestão foi superar a marca de 350 quilômetros de vias pavimentadas, considerando asfaltamentos inéditos e recapeamentos, recorde absoluto na história do município.
Pedro Ishi afirmou que, enquanto prefeito eleito, seu principal objetivo é manter Suzano na trilha do desenvolvimento com profissionais qualificados e, em sua visão, este é exatamente o perfil do atual chefe da Manutenção suzanense. “O critério para escolha do meu secretariado tem como princípio a busca por competência e conhecimento acerca da cidade, algo que o Samuel Oliveira tem de sobra após quase 20 anos de prefeitura. Em meu período como vereador e secretário, sempre admirei seu trabalho, por isso, fiz a opção de tê-lo conosco na gestão, afinal, em um futuro muito próximo, entregaremos importantes obras conduzidas pelo seu setor, como o Hospital Federal e o Terminal de Ônibus de Palmeiras”, disse.
Já o secretário aponta que todas as conquistas de Suzano no período foram fruto direto do empenho do prefeito Rodrigo Ashiuchi e que com Pedro Ishi o trabalho seguirá. “Ao longo desses anos na prefeitura, pude trabalhar com grandes pessoas, mas poucas demonstraram o empenho e o desejo do prefeito Rodrigo em levar a cidade adiante. Uma delas é justamente o Pedro Ishi, nosso próximo prefeito, a quem agradeço muito a oportunidade de seguir fazendo a diferença por meio da Manutenção”, pontuou.
Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi lembrou que Oliveira foi contemplado com o Título de Cidadão Suzanense pela Câmara em 2023, destacando ainda seu elo de confiança com o profissional. “Como o próprio Pedro Ishi disse, qualidade e experiência não faltam ao Samuel Oliveira, um homem íntegro, pai de família e muito dedicado a pôr a mão na massa para ajudar no crescimento de Suzano. A nossa cidade não é perfeita, mas com as pessoas certas, podemos avançar cada vez mais, por isso, afirmo aqui que os suzanenses podem confiar no Pedro Ishi e no Samuel Oliveira, pois eles seguirão com um trabalho de excelência no município”, ressaltou.
Perfil
Natural de São Paulo (SP), Samuel de Oliveira é graduado em Administração, com MBA em Estratégia Empresarial pela Universidade Nove de Julho (Uninove).
Casado, pai de uma filha e avô de um menino, ele começou na administração pública de Suzano há 19 anos, tendo sido admitido na Secretaria Municipal de Manutenção no ano de 2005. Desde então, o administrador ocupou os cargos de assessor, gerente e diretor na pasta, colaborando em uma série de projetos e conquistas na cidade.
Com forte vivência na administração pública e resultados de destaque, o gestor foi convidado a assumir a sua pasta em 2020, seguindo com os trabalhos em prol da cidade. Em junho de 2023, recebeu o Título de Cidadão Suzanense por iniciativa da Câmara, reconhecimento oferecido em homenagem aos seus anos de empenho em prol do município.