De acordo com a EMTU, são realizadas avaliações constantes da programação para verificar se a demanda está adequada e quando necessário medidas são adotadas. Já a Autopass afirma que cartão é entregue para passageiro em casa gratuitamente em até seis dias úteis. Idosos de Mogi e Salesópolis reclamam de dificuldade em emitir cartão TOP
Idosos de Salesópolis e de Mogi das Cruzes denunciam a demora nos horários dos ônibus intermunicipais e na emissão do cartão TOP, que permite gratuidade no transporte intermunicipal. Em Mogi, o Conselho do Idoso chegou a entrar com uma denúncia no Ministério Público.
De acordo com a EMTU, são realizadas avaliações constantes da programação para verificar se a demanda está adequada e quando necessário medidas são adotadas. Já a Autopass afirma que cartão é entregue para passageiro em casa gratuitamente em até seis dias úteis (veja detalhes dos posicionamentos abaixo).
Atraso é a principal reclamação dos passageiros de ônibus intermunicipais
Reprodução/ TV Diário
A aposentada Sandra Maria Tomaz, de 69 anos, passa bastante tempo no Distrito Nossa Senhora dos Remédios, em Salesópolis. O sossego por lá sai de cena quando o assunto é transporte público.
“O transporte não chega até Bragança, temos que ir até o Remédios, que é mais ou menos 1,5 quilômetro, e tem poucos horários: tem dois horários que faz Bragança – Mogi das Cruzes. E o tratamento, falta de respeito com os idosos, é muito grande. Agora dentro da empresa tem uma lei, de que quem não tem o cartão e não pode pagar tem que ir em pé, então não há banco na frente, porque eles têm uma cancela. As pessoas que têm 69, 80 anos, é muito difícil”, diz a aposentada Sandra Maria Tomaz.
A caminhada da dona Sandra é a maneira encontrada para ter mais opção de transporte público, no qual apenas uma linha atende o bairro Bragança, onde mora. De acordo com o site da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que realiza o transporte intermunicipal, são apenas cinco horários de partidas para a linha. O intervalo entre as partidas durante os dias úteis chega a mais de sete horas.
Os problemas são diversos, recentemente a dona Sandra precisou atualizar o cartão de transporte para continuar tendo a gratuidade nos ônibus, mas não imaginava que seria um processo trabalhoso.
“Para conseguir, eu tive que fazer um agendamento que levou mais ou menos uns 10 dias e, chegando na loja, eu tive dificuldade, porque a primeira coisa que eles me ofereceram foi um cartão de crédito e eu falei que eu não queria de imediato. Aí falaram que se eu não pegasse um cartão de crédito, não ia receber o cartão naquele momento e que talvez ia receber de um a dois meses e foi o que aconteceu”, relata Sandra.
Em novembro do ano passado, o cartão TOP começou a substituir o cartão BOM. A TV Diário tentou fazer um agendamento no novo site para solicitar o cartão usado nas linhas intermunicipais. Na primeira tentativa, uma página com QR Code é exibida com uma mensagem que é necessário baixar o aplicativo. Então, foi acionado o atendimento pelo chat online que trouxe nas primeiras mensagens a informação que o agendamento é feito exclusivamente por meio de um link.
As unidades de uma rede de lojas varejistas são a única opção para quem deseja retirar o cartão presencialmente em vez de recebê-lo em casa. O caso se repetiu com outras pessoas, o que acabou chamando atenção do Conselho do Idoso de Mogi das Cruzes.
“O Conselho Municipal do Idoso faz essas perguntas: ‘Por que esse cartão não está nos terminais rodoviários, que é onde as pessoas passam no seu dia a dia, e fica muito mais fácil, do que ter que ir até uma loja? Por que esse cartão não está dentro de um Poupatempo, por exemplo, que faz serviços inclusive do Estado?’ Tudo isso tem gerado uma confusão muito grande para as pessoas idosas e que precisa ser melhorado”, questiona a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Juraci Fernandes Almeida.
Somado a essa situação, o fato do atendimento acontecer exclusivamente de maneira virtual também pode acabar sendo um impedimento para idosos que não são familiarizados com a tecnologia. O transporte público gratuito é um direito assegurado por lei e por isso o Conselho resolveu apresentar uma denúncia junto ao Ministério Público.
“Eu encaminhei essa denúncia para o Ministério Público, onde nós esperamos que ele atue em favor da população em geral, em especial a população idosa, que é uma das que eu entendo que está sendo muito prejudicada”, comenta Juraci.
Em nota, a EMTU informou que “o bairro Bragança, em Salesópolis, é atendido pela linha intermunicipal 311 DV1 com nove partidas diárias entre ida e volta, com demanda média de 300 passageiros por dia. O planejamento operacional da EMTU realiza avaliações constantes da programação para verificar se a demanda está adequada à oferta de viagens. Caso isso não ocorra, o intervalo das partidas é reprogramado ou mais ônibus inseridos na frota”.
Sobre a situação de idosos viajando em pé antes da catraca, a EMTU completou que o Consórcio Unileste, operador responsável pela linha, “já foi notificado para a devida apuração junto aos motoristas e aplicação de procedimentos corretivos e preventivos”.
Ainda de acordo com a EMTU, os beneficiários da gratuidade residentes em Salesópolis podem adquirir o Cartão TOP Sênior presencialmente em dois pontos de atendimento localizados em Mogi das Cruzes:
Rua Doutor Deodato Wertheimer, 1350 – Centro (segunda-feira a sábado das 09h00 às 19h00 com agendamento prévio);
Rua Vereador Narciso Yague Guimarães, 1001 Lojas 221 E 222 (Shopping Mogi) – Jardim Armênia (segunda-feira a sábado das 10h00 às 22h00 com agendamento prévio).
Já a Autopass, empresa que administra o Cartão TOP, comunicou que “o passageiro sempre pode optar pelo cartão TOP só com a função Transporte. Ainda que algumas lojas não disponham de emissão do Cartão Transporte para pronta entrega, o cliente pode realizar o cadastro no local e receber o cartão gratuitamente em sua residência em até 6 dias úteis. Esse é o procedimento e prazo correto”.
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