E o dólar nas alturas

Sim, o dólar vem batendo recordes com a elevação que houve nos últimos dias. A pergunta que se faz é por que tudo isso ? Quem é o vilão da desvalorização acentuada do real?

Em nossa terra o que vemos é um conjunto de fatores que vem detonando o nosso dinheirinho e atropelando os planos de investimentos das empresas e os gastos pessoais de cada um, principalmente quem tem compromisso com a moeda americana ou pretende viajar.

Mas não é só isso, há uma grande diversidade de produtos que são importados e que afetam o nosso bolso com a alta do dólar. De alimentos a componentes eletrônicos.

Também a taxa de juros controlada pelo Banco Central do Brasil traz um componente de desestabilização, e especulação, por isso não se deve desprezar que a tão falada crise, se assim podemos dizer, tenha as digitais de várias fontes.

Neste mundo tão globalizado não se pode também descartar os rumos da política internacional e a economia americana que acabam ditando algumas regras, e em breve os EUA contarão com um novo presidente dando as cartas.

Até mesmo a política nacional, quando o Congresso pressiona o Governo Federal pela obtenção de emendas e faz sua chantagem para segurar e aprovar o orçamento da União, cobrando a liberação de emendas para os redutos eleitorais dos parlamentares.

Não é só isso claro, há um grande peso e responsabilidade nas ações do Governo Federal, principalmente o tão decantado corte de gastos e ajuste fiscal para usar bem o dinheiro do Tesouro e não deixar ir para o ralo as finanças.

Não há dúvidas de que o Governo Federal precisa ser transparente nas suas medidas, mas a questão social que tanto pressiona a União, não começou agora, e por isso – aqui somente um exemplo -, se há para a iniciativa privada um teto de pagamento de aposentadorias, não é o caso de se pensar o mesmo para o setor público ? São debates necessários sim, mas uma coisa é certa, não dá pra colar a culpa num lado só.

Tomara essa instabilidade que se vê seja passageira, mas não se espere a redução do valor do dólar tanto quanto aumentou

Feliz Natal a todos !

“O dólar nas alturas não é um presente de Natal desejado”

O post E o dólar nas alturas apareceu primeiro em O Diário de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.