O Governo do Estado de São Paulo montou um gabinete de crise presencial para coordenar a resposta a possíveis emergências causadas pelas fortes chuvas previstas para esta quinta-feira (26) e sexta-feira (27/12). A chegada de uma frente fria aumenta a possibilidade de altos volumes de chuva em diversas regiões, incluindo o Litoral Norte, Vale do Paraíba, Litoral Sul, a capital paulista, a Região Metropolitana de São Paulo, incluindo o Alto Tietê, Campinas, Sorocaba, Bauru.
A Defesa Civil do Estado já monitora as cidades com maiores acumulados de chuva desde terça-feira (24). Nas últimas 24 horas, Bauru registrou 121 milímetros de chuva, seguida por Pedreira com 80 milímetros e São Paulo, na região da Mooca, com 71 milímetros.
Na noite de quarta-feira (25), um alerta para o risco de enxurradas e inundações foi enviado aos moradores de Campinas através do sistema Cell Broadcast. Esta foi a primeira vez que o sistema de alerta sonoro da Defesa Civil foi utilizado no estado. O aviso preventivo foi emitido às 22h21, enviando mensagens de texto acompanhadas de sinal sonoro e vibração para os celulares.
Uma das cidades afetadas pelas fortes chuvas na região Alto Tietê, foi Mogi das Cruzes, que durante o feriado de Natal, enfrentou transtornos. A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que a Defesa Civil recebeu chamado relacionado à queda de galhos em um imóvel particular, localizado na Vila Oliveira. Porém, o maior volume de precipitação foi registrado no distrito de Jundiapeba, com 51 mm, conforme os dados dos pluviômetros do Cemaden instalados no município.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
- Siga O Diário no X (Twitter) e fique por dentro de tudo.
O gabinete de crise do Estado, que já operava remotamente desde terça-feira (24), intensificou suas atividades com uma reunião presencial nesta quinta-feira (26) no Palácio dos Bandeirantes. Representantes de serviços essenciais e empresas de energia elétrica e abastecimento de água estão presentes, buscando otimizar a comunicação e garantir ações mais eficazes de monitoramento e controle da situação. A estrutura do gabinete de crise permanecerá ativa até sexta-feira (27).
Recomendações da Defesa Civil:
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu uma série de recomendações à população para se proteger durante as fortes chuvas:
- Evite: Lugares abertos como praias, campos de futebol e estacionamentos, além de áreas próximas a objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques.
- Durante a chuva: Mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs. Evite tomar banho durante a tempestade.
- Em caso de ventos fortes: Tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos.
- Não desafie a força das águas: Não tente atravessar enxurradas ou andar em áreas alagadas.
- Em áreas de encosta: Observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta.
- Fio energizado sobre o veículo: Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
Como receber alertas:
Para receber alertas da Defesa Civil, envie um SMS com o CEP da sua região para o número 40199 ou acompanhe as redes sociais pelo perfil @defesacivilsp. Acompanhe também as atualizações do jornal O Diário de Mogi para informações relevantes sobre o Alto Tietê.
O post Governo de SP alerta para fortes chuvas em todo o Estado, incluindo a região Alto Tietê apareceu primeiro em O Diário de Mogi.