A quantidade de agentes registrados no final de 2024 é superior em 46% aos números vistos em 2017, quando havia 141 guardas municipais. A elevação deste quantitativo se deve à realização de concursos públicos ao longo dos oito anos de gestão Rodrigo Ashiuchi.
O aumento em quase a metade no número de agentes impactou diretamente na redução de índices criminais na cidade, além de ter promovido uma maior quantidade de operações conjuntas com as Polícias Militar e Civil. Entre 2017 e 2023, com base nos dados consolidados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, houve redução de 51,3% nos casos de homicídios, queda 31,3% nos crimes de roubo e diminuição de 16,1% em roubos e furtos de veículos.
O secretário Afrânio Evaristo da Silva afirmou que o número maior de GCMs nas ruas contribui diretamente na melhoria da segurança em Suzano. “Os indicadores comprovam a redução na prática. É natural que, com uma maior presença de agentes, aumentem os patrulhamentos nas ruas e haja uma presença maior na cidade. Somado a isso, temos nossa parceria de sucesso com as Polícias Civil e Militar, que contribuem com a manutenção da segurança e com diminuição dos índices criminais”, salientou o chefe da pasta.
Já de acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o crescimento em quase 50% era uma das metas a serem atingidas. “Conseguimos realizar dois concursos e promover três convocações, dando mais robustez a nossa GCM, que é reconhecida em todo o Estado pela sua competência. Meu desejo é de que ela cresça ainda mais e possa fazer de Suzano uma cidade ainda mais segura”, finalizou o chefe do Poder Executivo.