O nome que irá comandar a futura Secretaria Municipal da Mulher só deve ser anunciado após a posse da prefeita eleita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), que será realizada no dia 1º, na Câmara Municipal.
A 2 dias do primeiro dia de seu mandato, Mara já anunciou 16 nomes (veja a lista completa abaixo), sendo 14 para secretarias e dois para autarquias. Entretanto, nenhum destes é o nome que irá chefiar a pasta prometida por Mara durante sua campanha.
Em nota encaminhada à redação do O Diário, a assessoria da prefeita eleita disse que o nome “será anunciado no início da próxima gestão, com o projeto de lei a ser protocolado na Câmara Municipal”. Ainda de acordo com a assessoria, isso acontece porque a criação da nova pasta depende da reestruturação administrativa.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
- Siga O Diário no X (Twitter) e fique por dentro de tudo.
Tanto a pasta da Mulher quanto a secretaria da Longevidade 60+ serão novidades da gestão Mara Bertaiolli. As criações das duas pastas farão parte da reestruturação administrativa. No caso da Longevidade 60+, no entanto, a pessoa que ira comandar já foi anunciada. A posse oficial dessas duas secretarias só poderá ocorrer após aprovação de projeto de lei na Câmara Municipal.
Secretarias restantes
Até esta segunda-feira (30/12) à tarde, 14 futuros secretários e dois diretores de autarquias foram anunciados. Tomando como base as que existem na gestão Caio Cunha, faltaria, ainda, o anúncio dos secretários de Assistência Social, Assuntos Jurídicos e Gestão Pública. Além disso, falta o nome do futuro diretor do Cresamu (Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Sobre esses temas, foi informado que “a gestão anunciará o comando do Cresamu em breve” e que “o restante do secretariado será anunciado ainda entre hoje (30) e amanhã (31)”.
Entre os possíveis nomes a serem indicados estão o de Leila Galvão, para os Assuntos Jurídicos, e o de Neusa Marialva, para a Assistência Social. As duas participaram da audiência de prestação de contas do governo de transição, evento em que apresentaram, respectivamente, os contratos e setor de Assistência Social da prefeitura.
LEIA TAMBÉM:
- Mara Bertaiolli diz que vai assumir a prefeitura com R$ 470 milhões em dívidas
- Equipe de Transição de Mara aponta problemas estruturais em equipamentos recém-inaugurados
- Caio Cunha diz que R$ 420 milhões em dívidas são de gestões anteriores
Vale ressaltar que vários dos responsáveis pela apresentação de núcleos temáticos foram, posteriormente, apontados como futuros secretários. É o caso de Patrícia Cesari, por exemplo, que prestou contas sobre a transição da secretaria de Meio Ambiente e, hoje, foi apresentada como secretária da gestão 2025/2028.
Secretários da gestão Mara Bertaiolli
Confira abaixo os nomes anunciados, até o momento, que irão compor o governo Mara Bertaiolli à frente de Mogi das Cruzes.
- Romildo Campello – Secretaria de Habitação;
- Rebeca Barufi – Secretaria de Saúde;
- Darly Carvalho – Secretaria de Educação;
- Mauro do Salão (PL) – Secretaria de Longevidade 60+;
- Gilberto Ito – Secretaria de Segurança Pública;
- Coronel Ary Kamiyama – Secretaria de Mobilidade Urbana;
- Yara Almeida – Secretaria de Cultura;
- Fred Abib – Secretaria de Esportes e Lazer;
- Renato Abdo – Secretaria de Agricultura e Abastecimento;
- Patrícia Cesare – Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal;
- Zé Luiz Furtado (PL) – Diretor do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (SEMAE).
- Robson Senziali – Secretaria de Finanças
- Guilherme Sever – Secretaria de Governo e Transparência
- Sadao Sakai – Secretaria de Desenvolvimento Econômico
- João Francisco Chavedar – Secretaria de Planejamento Urbano
- Felício Kamiyama – Diretor do Instituto de Previdência Municipal (Iprem)
O post Nome para Secretaria da Mulher deve ser anunciado depois da posse de Mara apareceu primeiro em O Diário de Mogi.