O g1 fez um levantamento sobre alguns nomes que mais apareceram em certidões de nascimento em 2024 e 2015 para mostrar o quanto as referências mudaram de lá para cá. Pesquisa levou em consideração: assuntos em alta, além de novelas, filmes e programas de TV que marcaram o ano. Neymar, Viih Tube, Virgínia, BBB, Sophie Charlotte e Fábio Assunção: saiba quais foram as referências para nomes no Alto Tietê em dez anos
montagem/g1
Neymar Jr., Viih Tube, Virgínia Fonseca, MC Hariel e até Big Brother Brasil. Apesar das diferenças, todos têm uma coisa em comum: podem ter influenciado na escolha dos nomes de recém-nascidos no Alto Tietê neste ano.
E não para por aí não, viu? Foram muitas – e muitas! – referências até aqui. Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-SP), Ravi, Helena, Miguel e Noah foram os nomes mais comuns nas certidões de nascimento registradas no Alto Tietê em 2024.
O g1 também fez um levantamento sobre alguns nomes que mais apareceram em certidões de nascimento em 2015, há dez anos, para mostrar o quanto as referências mudaram de lá para cá.
A pesquisa leva em consideração assuntos em alta, além de novelas, filmes e programas de TV que marcaram o ano. Vale lembrar que não há uma afirmação concreta, mas sim hipóteses sobre o que pode ter influenciado na escolha.
Então, vamos embarcar na viagem do tempo? 🕰️
📺 2015: novelas, novelas e… BBB?
Segundo a Arpen-SP, 2015 foi o ano das “Maria Eduardas”. Ao todo, foram registradas 254 bebês com este nome no Alto Tietê. E, claro, o nome estava em alta nas teledramaturgias. Veja alguns exemplos:
Novela Império, das 21h: personagem “Eduarda” ou só “Du”, interpretada por Josie Pessoa;
Novela Sete Vidas, das 18h: atriz Maria Eduarda de Carvalho interpretou “Laila”;
Novela O Rebu, das 23h: personagem “Maria Eduarda” ou “Duda” interpretada por Sophie Charlotte;
Novela Verdades Secretas, das 23h: atriz Maria Eduarda Miliante interpretou “Yasmin”.
Maria Clara e Ana Clara também foram nomes bem ranqueados no levantamento.
Novela Império, das 21h: personagem “Maria Clara”, interpretada por Andreia Horta;
Novela Babilônia, das 21h, e Escolinha do Professor Raimundo: atriz “Maria Clara Gueiros” interpretou Karen na novela das 21h e, no programa, fez a “Dona Cândida”;
Big Brother Brasil 14: Clara Aguilar, que ficou em terceiro lugar na edição;
Vine [quem lembra?]: Ana Clara – sim, a apresentadora Ana Clara – começou a carreira em meados de 2014 no Vine e depois criou um canal no YouTube.
Um nome de sucesso que pode ter alavancado a onda das “Marias” em 2015 é o da atriz Maria Casadevall, que interpretou Margot na novela “I Love Paraisópolis” e fez par romântico com Grego, interpretado por Caio Castro.
Da esqueda para a direita, na primeira linha, estão: Josie Pessoa, Ana Clara e Maria Clara Gueiros; Na segunda linha, da esquerda para a direita, estão: Marcelo Airoldi, Arthur Aguiar e Fábio Assunção
montagem/g1
Já falando sobre nomes masculinos, Arthur e Miguel, juntos, formaram a maioria dos registros de bebês em 2015 no Alto Tietê. Segundo uma informação do g1 SP, o nome “Miguel” não sai do top 10 desde 2015.
Quem estava em evidência no ano era o ator Marcello Airoldi, que interpretou “Miguel” em Malhação – Seu Lugar no Mundo.
Já o nome Arthur foi marcado por Arthur Aguiar, que participou de “Rebelde” anos antes e interpretou “Duca” em Malhação Sonhos. Além de marcar presença na Dança dos Famosos em 2015.
Outro destaque foi Fábio Assunção na novela das 19h, “Totalmente Demais”, que interpretou Arthur Carneiro de Alcântara.
📱 2024: influenciadores, jogadores e tudo que está em alta
Apesar de boa parte dos nomes ser derivada de filhos de famosos em alta na mídia, segundo a Arpen-SP, as “helenas” dominaram não só o Alto Tietê, mas o país inteiro.
LEIA TAMBÉM:
Helena é o nome preferido dos brasileiros na hora de registrar os filhos; veja a lista
O nascimento da Helena, filha de Neymar Jr. com a modelo Amanda Kimberlly, pode ter dado um gás para a escolha do nome. Ela é a terceira filha do jogador e nasceu em julho deste ano.
O tradicionalismo também pode ser uma das hipóteses para a escolha do nome. Mas, também, a chance dos pais registrarem as filhas já pensando na possibilidade dela ter a vida de Helena do Manoel Carlos pode existir. Por que não?
Outros nomes femininos que marcaram presença no ranking foram: Cecília, Maite e Alice.
O nome “Cecília” ficou marcado na mídia por conta da pequena “Ceci”, filha da influenciadora digital Karoline Lima com o jogador Éder Militão. Apesar da bebê ter nascido em 2022, Karoline sempre mostra a rotina com a menina nas redes;
Já “Maite”, para quem é ativo nas redes sociais, ficou bem marcado pelo MC Hariel – funkeiro que, recentemente, fez uma música em parceria com Gilberto Gil e outros artistas. O artista já tem um filho, Jorge, com a esposa Kaynna. Maitê, também filha de Kaynna, nasceu em agosto deste ano. Inclusive, o MC compôs uma música para os dois: “Salve Jorge, olha como é linda a Maitê, mais uma amiguinha pra você, só quero assistir vocês correr, brincar, pular, crescer”, diz o refrão;
“Alice” ficou marcado por Maria Alice, a filha mais velha da influenciadora digital Virgínia Fonseca com o cantor Zé Felipe – filho de Leonardo. A rotina da família nas redes sociais é acompanhada por mais de 52 milhões de pessoas no Instagram.
Da esqueda para a direita, na primeira linha, estão: Virgínia Fonseca com a filha Maria Alice, Karoline Lima com a filha Ceci, Viih Tube e Eliezer com os filhos Ravi e Lua, Neymar e a filha Helena; Na segunda linha, da esquerda para a direita, estão: Nicolas Prattes, Kaynna – grávida de Maitê – com Hariel e o filho Jorge e Noah Centineo
montagem/g1
Falando em nomes masculinos, “Miguel” ficou no topo do ranking – em nível nacional. E, assim como Helena, não há um motivo evidente para a escolha do nome. Mais uma vez, apostamos no tradicionalismo. Ou no Nicolas Prattes, ator e noivo de Sabrina Sato, que interpretou “Miguel” na novela Fuzuê, das 19h.
Outro nome popular no Alto Tietê foi “Ravi”. O nome se tornou um “hit” por conta do filho do casal de influenciadores e ex-BBBs, Viih Tube e Eliezer. Os dois já têm uma filha, Lua, de 1 ano. Ravi nasceu em novembro deste ano e, com poucos dias de vida, precisou ser internado por conta de um quadro de enterocolite. A rotina da família tem emocionado os milhões de seguidores nas redes sociais.
“Noah” também esteve em alta neste ano. Dois atores podem ter influenciado na escolha: Noah Schnapp (o Will da série “Stranger Things”) e Noah Centineo (o eterno Peter Kavinsky, da franquia “Para Todos os Garotos”).
👉 O levantamento aponta que o quanto as influências podem mudar a cada década. Apesar das redes sociais já estarem em alta em 2015, quantas coisas mudaram, não?
Mas e você? Sabe de onde veio o seu nome?
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê
Neymar, Viih Tube, Virgínia, BBB, Sophie Charlotte e Fábio Assunção: saiba quais foram as referências para nomes no Alto Tietê em dez anos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.