Equipes do Setor de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde de Suzano, iniciam, nesta segunda-feira (6), a Avaliação de Densidade Larvária (ADL) como parte das ações para combater o mosquito da dengue. A operação reúne amostragens para identificar áreas com maior infestação das larvas do Aedes aegypti.
O procedimento serve para referenciar a cidade sobre as regiões mais suscetíveis aos casos de dengue, zika e chikungunya e obter dados que serão enviados à pasta estadual para a elaboração de ações de prevenção e combate ao inseto.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
- Siga O Diário no X (Twitter) e fique por dentro de tudo.
no município, com amostragens que identificam as áreas com maior infestação de larvas do Aedes aegypti em quarteirões designados pela Secretaria de Estado da Saúde para, em seguida, realizar um trabalho de orientação porta a porta com a população.
Em seguida, a operação reúne os dados levantados e encaminha para a Secretaria de Saúde de São Paulo, para que novas ações de combate sejam elaboradas, e realiza um trabalho de orientação porta a porta com a população.
O setor vem intensificando o trabalho de prevenção ao Aedes aegypti nas últimas duas semanas em razão do grande volume de chuvas registrado em Suzano.
As iniciativas visam reforçar os cuidados e orientar os munícipes sobre os riscos de manter criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por conta disso, as equipes do departamento estão realizando vistorias em locais estratégicos como ferros-velhos, depósitos, oficinas, borracharias, entre outros, e bloqueando criadouros em locais onde há suspeita de casos de dengue.
Entre as ações promovidas estão a verificação da cobertura e vedação de recipientes e orientação sobre armazenamento e descarte adequado de pneus, garrafas, entulho e lixo.
O post Suzano inicia operação para localizar focos de infestação de larvas do mosquito da dengue apareceu primeiro em O Diário de Mogi.