Suzanão, o patrimônio

Um dos importantes patrimônios esportivos de Suzano começou a receber jogos da maior disputa de futebol de base do País.
Trata-se do Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão. Ontem, recebeu partidas válidas pela segunda rodada do Grupo 24 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. 
O local ainda será palco de duas partidas decisivas pela competição considerada a maior vitrine de craques do futebol brasileiro e já definiu, ao menos, um dos classificados à segunda fase do campeonato.
Representante da cidade nesta edição, o União Suzano Atlético Clube (Usac) joga no estádio pelo Grupo 24. O Javali das Palmeiras enfrentou ontem o União Araguainense, do Tocantins, às 13 horas, precisando pontuar para se manter com chances de avançar, já que foi superado na primeira rodada, realizada no sábado (04/01), pelo Red Bull Bragantino, por 2 a 0. A vitória veio: 2 a 0 (Leia mais na página de Esportes)
No outro jogo do grupo, a equipe de Bragança Paulista encarou o Avaí, de Santa Catarina, no confronto mais pesado da chave. 
Neste ano, para acompanhar os jogos, o torcedor precisa se inscrever previamente no aplicativo BIP FUT, disponível para Android e iOS. O acesso ao estádio é garantido por meio de biometria facial realizada pela ferramenta.
Um estádio de futebol municipal é importante por ser um espaço público que reúne pessoas, contribui para a arquitetura urbana e é um ponto turístico. 
Em Suzano, a Prefeitura busca aprimorar as melhorias no local. Especialistas afirmam que a arquitetura dos estádios de futebol desempenha um papel fundamental na criação de espaços emblemáticos, que combinam história, esporte e cultura. 
Além de sua importância esportiva, os estádios de futebol também se destacam como pontos turísticos e contribuem para a arquitetura dos centros urbanos.
Em Suzano, a última rodada da primeira fase da Copinha em Suzano acontece na próxima sexta-feira (10). Além disso, há a expectativa de o estádio sediar a segunda fase da competição, assim como ocorreu nas últimas edições com clubes que tiveram a cidade como base. Caso isso ocorra, o município deve se tornar a “casa” do líder do Grupo 24 para ao menos um confronto mata-mata da Copa São Paulo.
A expectativa por cada vez melhorias no estádio de Suzano vai contribuir diretamente com os moradores da cidade. Torna-se um espaço de lazer e acompanhamento de um esporte tão importante no Brasil, que é o futebol. 
Adicionar aos favoritos o Link permanente.