Nesta quinta-feira (9), alunos da rede estadual de ensino embarcarão em viagem para o Reino Unido. Os intercambistas fazem parte do programa “Prontos pro Mundo”, do Governo do Estado, que busca levar alunos do Ensino Médio para frequentar o high school no exterior.
Ao todo, em 2025, 1 mil alunos – sendo 500 em cada semestre – embarcarão para países como Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido para ter vivências na língua inglesa. Os estudantes foram selecionados por mérito, a partir das notas, mas também por inclusão, no reconhecimento dos melhores alunos em cada uma das cidades elegíveis no estado.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
- Siga O Diário no X (Twitter) e fique por dentro de tudo.
O programa destinou àqueles com as melhores notas de cada cidade no Saresp 2023 (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 75 mil vagas para o curso online de inglês, outra etapa para a classificação final dos 1.000 alunos que viajarão a cada ano.
Dos primeiros 500 intercambistas que cursarão o high school no primeiro semestre, 416 municípios elegíveis do estado terão ao menos um representante na viagem a um país de língua inglesa. Elegíveis são aquelas cidades que tiveram alunos que cumpriram todas as etapas de seleção. As demais vagas foram destinadas à classificação geral.
Entre as cidades que terão um representante no programa, está Mogi das Cruzes. A escolhida do município é a jovem Cecília Cordeiro, aluna da Escola Estadual Professora Irene Caporali de Souza. Ela vai viajar para a Austrália, com o embarque acontecendo nos próximos dias.
“Estou super ansiosa, sempre sonhei em viajar para fora (do Brasil), desde pequena. Nunca imaginei que isso seria dessa forma tão inesperada, mas estudei muito e, por isso, estou feliz. Agora que fiquei sabendo que irei à Austrália estou pesquisando tudo relacionado ao País. É um lugar com praias lindas. Quero conhecer gente nova, falar o idioma que tanto amo e ter a experiência que vai mudar minha vida. Estou vivendo em um sonho”, disse a estudante.
Durante três meses fora do Brasil, os estudantes serão matriculados em escolas de Ensino Médio (high school) locais e ficarão hospedados em casas de família.
100% gratuito para os alunos
O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão, também, uma bolsa-auxílio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior.
No início de dezembro, a Educação aplicou a prova para seleção dos 500 alunos que viajarão no segundo semestre para os mesmos países, somando os 1.000 alunos beneficiados pelo programa anualmente.
O investimento do Estado no programa é de R$ 85 milhões e a expectativa é a viagem, até o final de 2026, de 2.000 alunos para o exterior.
Para as viagens de 2026, as etapas de seleção já foram iniciadas com a aplicação do Saresp, para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, no fim de novembro. Os melhores alunos do 9º ano no Saresp serão classificados para um curso de inglês online preparatório para a prova de habilitação do intercâmbio, outra etapa do programa.
O post Alunos da rede estadual de ensino embarcam para o Reino Unido amanhã apareceu primeiro em O Diário de Mogi.