A jovem estudante Gislaine Chura Cala, de Itaquaquecetuba, se tornou a primeira integrante da família a viajar de avião. Ela, que é a primeira representante da Região Metropolitana de São Paulo a embarcar no programa “Prontos pro Mundo”, intercâmbio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), embarcou nesta segunda-feira (13/1), no Aeroporto de Guarulhos, rumo à cidade de Brighton, na Inglaterra.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
- Siga O Diário no X (Twitter) e fique por dentro de tudo.
Filha de pais bolivianos, Eva e Alejandro, Gislaine conta que, em casa, o comprometimento com os estudos já é motivo de orgulho.
“Meus pais estão felizes pela minha conquista, porque me dediquei ao curso de inglês e cumpri com todos os prazos e obrigações na escola”, diz a jovem. E completa: “Sempre foi meu sonho fazer uma faculdade em outro país. Com o Prontos pro Mundo, sinto que já dei um primeiro passo para que possa voltar a viajar um dia, com destino à universidade”, finaliza.
Além dela, o aluno Matheus, morador da zona norte da capital, e Ana Julia Nascimento Ferreira, de Osasco, também estão entre os alunos que embarcaram com destino a Londres e estrearam a participação da capital e da região metropolitana no embarque.
LEIA TAMBÉM
- ‘Vivendo um sonho’, diz aluna de Mogi das Cruzes aprovada para intercâmbio na Austrália
O programa
O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também uma bolsa-auxílio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior.
No início de dezembro, a Educação aplicou a prova para seleção dos 500 alunos que viajarão no segundo semestre para a Inglaterra e demais países de língua inglesa, somados aos mil alunos beneficiados pelo programa com viagens em 2025. A divulgação do resultado da segunda seleção deve acontecer no mês de fevereiro.
LEIA TAMBÉM
- Saiba como mogiana de 17 anos foi aceita na 25ª melhor universidade do mundo
- Jovem músico de Itaquá é aprovado em universidade da Alemanha
- Aluno de Suzano é aceito em universidade renomada dos Estados Unidos
O post Aluna de Itaquá ganha intercâmbio para a Inglaterra: ‘Sou a 1ª da família a viajar de avião’ apareceu primeiro em O Diário de Mogi.