Nesta semana, imagens de um suposto avistamento de uma onça-parda na região do Alto Tietê circulou as redes sociais. O vídeo foi compartilhando com diferentes endereços – Poá, Guararema e Ferraz de Vasconcelos – e mostrava, ainda, o estado de dois cavalos que teriam sido vítimas de um ataque da onça. Entretanto, apesar das imagens serem verdadeiras, o conteúdo compartilhado é falso.
O Diário apurou as imagens que foram compartilhadas e acionou as prefeituras das respectivas cidades onde o animal teria sido visto. Em nota, as prefeituras negaram o avistamento do animal.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
- Siga O Diário no X (Twitter) e fique por dentro de tudo.
“A onça e o vídeo em questão não tem relação com Ferraz de Vasconcelos, inclusive, já foi compartilhado nas redes sociais como sendo em outros municípios. Alertamos que é importante a população buscar informações para não cair em fake news”, diz a nota da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos.
“A Prefeitura de Guararema verificou a veracidade das informações e não são verdadeiras. Inclusive as mesmas imagens aparecem em redes sociais e portais de notícias como ocorrências de outros municípios”, diz a nota da Prefeitura de Guararema.
Assim como destacado pelas administrações municipais, essa não é a primeira vez em que o vídeo do animal circula as redes sociais. Na apuração, O Diário verificou que a mesma história já foi compartilhada no Rio de Janeiro, em Santa Catarina e em outras cidades do interior de São Paulo.
O material original, entretanto, foi registrado em 2023, em Ouro Preto, município de Minas Gerais. Um morador teria gravado o momento em que o animal andava pelas proximidades de uma estrada da região e o vídeo rapidamente se tornou viral, ganhando atenção nas redes de tempos em tempos.
Portanto, apesar das imagens serem reais, é falso que uma onça-parda teria sido avistada em quaisquer uma das cidades do Alto Tietê.
O post Vídeo de onça rondando propriedade no Alto Tietê é falso; entenda o caso apareceu primeiro em O Diário de Mogi.