Após focar na necessária atualização do Plano Diretor, a partir de 2017, a cidade intensificou o trabalho de mapeamento do território com novos recursos, que passaram a ser disponibilizados em parceria com empresas especializadas. Os esforços resultaram no lançamento da plataforma GeoSuzano, garantindo mais transparência e agilidade aos usuários na busca de informações georreferenciadas, que estão acessíveis no site oficial da Prefeitura de Suzano (www.suzano.sp.gov.br).
Atualmente, por meio da plataforma ArcGIS, o usuário dispõe de infraestrutura para criar mapas e realizar o download de camadas diretamente do GeoSuzano ou do Infodata, outro importante aplicativo disponibilizado pela Prefeitura de Suzano a fim de democratizar o acesso à informação e transparência para a utilização de dados em pesquisas e trabalhos acadêmicos, que enriquecem o planejamento urbano e ambiental da cidade.
A busca de informações no GeoSuzano permite diferentes análises aprofundadas, incluindo a verificação sobre a possibilidade de desmembramento de lotes. O processo também atua para reduzir a burocracia ao garantir a emissão gratuita da Certidão de Uso e Ocupação do Solo e outros serviços. A ferramenta ainda possibilita a busca ativa no transporte público, em que é disponibilizado uma pesquisa específica de pontos de parada das linhas municipais e intermunicipais.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, o portal recebe acessos de diferentes lugares do Brasil e do mundo, garantindo mais agilidade e transparência nas informações gratuitamente oferecidas aos cidadãos. “O GeoSuzano é uma ferramenta completa para arquitetos, engenheiros, corretores de imóveis e demais profissionais da área, favorecendo a competitividade do município e o estabelecimento de novos negócios na cidade”, destacou.