‘Sou a primeira da família a viajar de avião’, diz aluna do Alto Tietê em intercâmbio na Inglaterra

A estudante da rede pública de São Paulo Gislaine Chura Cala, de Itaquaquecetuba, está entre os 96 alunos que embarcaram na última segunda-feira (13) para um intercâmbio de três meses no Reino Unido. Ela participa do programa Prontos Pro Mundo, do Governo de São Paulo, que enviará neste primeiro semestre 500 alunos para uma experiência de aprendizado e vivência internacional em países de língua inglesa.

Filha de pais bolivianos, Gislaine é a primeira pessoa de sua família a viajar de avião. Segundo ela, os pais, Eva e Alejandro, vieram para o Brasil de ônibus. Em sua cidade, ela mora com os pais e duas irmãs. Em casa, o comprometimento com os estudos já é motivo de orgulho.

“Meus pais estão felizes pela minha conquista, porque me dediquei ao curso de inglês e cumpri com todos os prazos e obrigações na escola. Sou a primeira pessoa da família a viajar de avião”, diz Gislaine. Entre os 96 alunos que já embarcaram para Londres, 85 viajam de avião pela primeira vez na vida.

Durante o intercâmbio, a adolescente de 16 anos residirá por três meses na cidade de Brighton, na Inglaterra, e será recebida por uma família com duas filhas e um cachorro. Ela já tem se comunicado com a família anfitriã do programa.

Para Gislaine, o Prontos pro Mundo é ao mesmo tempo a realização de um sonho e a construção de uma ponte para os sonhos do futuro “Sempre foi meu sonho fazer uma faculdade em outro país. Com o Prontos pro Mundo, sinto que já dei um primeiro passo para que possa voltar a viajar um dia, com destino à universidade”, conta Gislaine.

O embarque de Gislaine e de outros estudantes foi acompanhado pelo governador Tarcísio de Freitas, pelo secretário de Educação, Renato Feder, e pelo cônsul-geral britânico em São Paulo, Jonathan Knott. “A ideia do Prontos pro Mundo é desenvolver a habilidade da comunicação, sobretudo em outro idioma, como o inglês, que é tão importante no mercado hoje. Com certeza , para eles vai ser uma experiência interessantíssima”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

O Prontos pro Mundo embarca ainda neste primeiro semestre cerca de 400 estudantes para outros três países: Canadá, Nova Zelândia e Austrália. O próximo grupo vai para a Nova Zelândia e a viagem está marcada para o dia 28 de janeiro. 

Da região do Alto Tietê, há ainda outros oito estudantes selecionados para o Prontos pro Mundo. Todos eles viajarão para a Austrália, com voo a ser programado ainda neste primeiro semestre.

Intercâmbio 100% gratuito para estudantes da rede pública de São Paulo

O intercâmbio do programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados e passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também uma bolsa-auxílio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior.

No início de dezembro, a Educação aplicou a prova para seleção dos 500 alunos que viajarão no segundo semestre de 2025, totalizando 1.000 alunos beneficiados pelo programa neste ano. A divulgação do resultado da segunda seleção deve acontecer no mês de fevereiro.

Dos primeiros 500 intercambistas que cursarão o high school no primeiro semestre no Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia ou Austrália, 416 municípios elegíveis do estado terão ao menos um representante na viagem a um país de língua inglesa. Elegíveis são aquelas cidades que tiveram alunos que cumpriram todas as etapas de seleção. As demais vagas foram destinadas à classificação geral.

“Um benefício importantíssimo do Prontos pro Mundo é o fato de termos concentrado a seleção de estudantes em todo o estado. Nós tivemos mais de 400 cidades com alunos aptos a essa primeira seleção de 500 estudantes. Alunos que fizeram o Saresp e cumpriram todas as regras do intercâmbio. Isso é muito importante, porque teremos alunos de cidades médias, cidades muito pequenas e cidades vulneráveis do estado”, disse o secretário da Educação, Renato Feder.

O investimento do Estado no programa é de R$ 85 milhões e a expectativa é que até o fim de 2026 o governo envie 2.000 alunos para o exterior.

Para as viagens de 2026, as etapas de seleção já foram iniciadas com a aplicação do Saresp para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental no fim de novembro. Os melhores alunos do 9º ano no Saresp serão classificados para um curso de inglês online preparatório para a prova de habilitação do intercâmbio, outra etapa do programa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.