As ações da Niterra do Brasil são desenvolvidas a partir de três pilares: Meio Ambiente, Governança e Social. A empresa, líder mundial em ignição e especialista em sensores, com sede no Japão e uma planta em Mogi das Cruzes, adota diversos protocolos pensando nessas três áreas antes mesmo de a sigla ESG dominar o mercado. O assunto foi tema de uma conversa de porta-vozes da empresa com a Jéssica Leão, apresentadora do +Diário, da TV Diário. O bate-papo pode ser conferido no Globoplay.
Meio Ambiente
Hoje, a unidade de Mogi das Cruzes conta com mais de sete mil placas geradoras de energia solar. Juntas, elas representam cerca de 15% da energia consumida na planta. Essa é uma forma de demonstrar que a empresa se preocupa não só com a qualidade do serviço oferecido, mas também com a relação com o planeta, por meio das práticas sustentáveis.
“Nós estamos localizados em uma área sensível, com o rio Tietê e uma vegetação no entorno que precisam ser preservados. Por isso todo o resíduo produzido aqui, que permite ser reciclado, é encaminhado para ter um novo uso”, complementa Nivaldo Yano, chefe de departamento de Controle Ambiental.
Social e Governança
Em 65 anos de atuação em Mogi das Cruzes, a Niterra sempre buscou o desenvolvimento não só da marca e seus produtos, mas também dos funcionários que passaram e também dos que permanecem na empresa.
Fabiana Cunha, gerente de Recursos Humanos, explica que o olhar para o social é diretamente o cuidado com o ser humano. A empresa sempre trabalha esse aspecto garantindo aos 1,3 mil funcionários o bem-estar, por meio de uma série de obrigações legais, pacotes de benefícios e constantes programas de desenvolvimento.
“No próprio planejamento estratégico da organização, não só no Brasil, já pensamos o ESG dentro do escopo. Isso é entender o quanto podemos impactar e influenciar positivamente no bem-estar da sociedade e ser reconhecida como uma empresa que, efetivamente, contribui para a sociedade em questões que envolvem o desenvolvimento social, diversidade, equidade e inclusão”, ressalta Fabiana.
Entre os inúmeros princípios que formam a Niterra do Brasil, a integridade é dos destaques, porque ela direciona e facilita o saber agir dentro da empresa.
“A nossa cultura tem como base o respeito. Nós respeitamos muito a tradição. Mesmo estando em uma fase de inovação, não abandonamos nada do que foi feito até aqui. Esse caminho nos levou a aprender muito, a construir muito. Nós aqui dentro somos uma família, graças ao respeito à tradição, às pessoas que se relacionam com a gente, ao poder público e ao planeta”, pontua Fernanda Araujo, gerente jurídica e de planejamento.
Conheça mais da Niterra, acesse o site da empresa.
O post Niterra do Brasil tem práticas alinhadas aos princípios do ESG apareceu primeiro em O Diário de Mogi.