Programa de incubação de startups do Polo Digital de Mogi das Cruzes está com inscrições abertas


Iniciativa, que neste ano foi batizada de ‘Frutificar’ é voltada para projetos na área de tecnologia e deve atender diferentes perfis. Polo Digital de Mogi das Cruzes
Ney Sarmento/PMMC
A Prefeitura de Mogi das Cruzes está com inscrições abertas para o programa de incubação do Polo Digital, que em 2023 foi batizado de ‘Frutificar’. A iniciativa é voltada para startups de tecnologia que tenham soluções inovadoras para a gestão pública e cidades inteligentes, com ideias que possam solucionar problemas das áreas do Governo (GovTechs).
A novidade para este ano é que o ciclo será dividido em fases, com públicos-alvo diferentes que variam entre pessoas físicas, empresas, plano de negócios e estágio do projeto (mais detalhes abaixo). O cadastramento, que será contínuo e gratuito, pode ser feito pela plataforma Polo Conecta, onde o edital também está disponível.
Clique aqui para se inscrever
Clique aqui para conferir o edital completo
Objetivo e etapas do programa
O objetivo do Frutificar é selecionar projetos e startups que estão sediadas em Mogi das Cruzes ou que tenham interesse em se estabelecer e vender para a cidade. Elas serão contempladas com a participação na incubação do Polo Digital, com duração prevista de até seis meses.
Solo: a primeira fase é voltada a pessoa física com vontade de empreender ou que tenha uma ideia de negócio em estágio inicial;
Semente: a segunda etapa é para pessoa física ou jurídica com plano de negócios desenvolvido, apresentação elaborada em formato pitch (apresentação direta e curta sobre um projeto) e ao menos duas pessoas no time;
Árvore: a terceira fase englobará pessoa jurídica com plano de negócios consolidado, Mínimo Produto Viável (MVP) validado, primeira venda e/ou Prova de Conceito (POC) realizada e ao menos duas pessoas no time (e no mínimo uma delas dedicada integralmente à startup);
Colheita: a quarta e última etapa é destinada às startups graduadas como “Àrvore” no programa de incubação do Polo Digital.
Vagas e seleção
As vagas serão preenchidas de acordo com a oferta e o resultado do processo de diagnóstico. A previsão anual de atendimento em cada uma das fases do programa é:
Solo: até 30 ideias
Semente: 20 startups
Árvore: 10 startups
Colheita: 10 startups
A avaliação, seleção e classificação das propostas serão realizadas por uma comissão avaliadora em duas etapas, que incluem diagnóstico, entrevista e defesa do modelo de negócio.
As inscrições poderão ser realizadas a qualquer momento. Da mesma forma, o encerramento ocorrerá de acordo com a necessidade ou conveniência da administração municipal.
Transferência do Polo Digital
Durante o lançamento do programa, o prefeito Caio Cunha também detalhou a futura transferência do Polo Digital do distrito de César de Sousa para a região central, para desenvolvimento do Programa de Inovação de Projetos Avançado (PIPA).
“Até junho do ano que vem, estaremos em outro espaço. Ocuparemos o prédio da antiga UBC, na rua Francisco Franco, num grande hub de tecnologia e empreendedorismo, num local de fácil acesso para as pessoas”, detalhou.
Cunha detalhou que a região deve ser reconhecida como um grande condomínio de empresas de tecnologia, no corredor Francisco Franco – Vila Hélio. Lembrou ainda das políticas municipais de incentivo, como a recém-sancionada lei para redução da alíquota de ISS para empresas de base tecnológica (de 5% ou 4% para 2%).
“Há muitas empresas de tecnologia interessadas em vir para Mogi das Cruzes. Não me canso de falar: trabalhei com tecnologia, por 12 anos eu ia para São Paulo todos os dias. Não quero que nossos filhos precisem passar por isso. Quero que eles possam trabalhar em nossa cidade”, concluiu.
A vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler disse que o PIPA HUB será um lugar para envolvimento das novas gerações no desenvolvimento de ideias inovadoras. “É preciso olhar para o nosso papel de criar oportunidades que façam sentido para crianças, jovens, estudantes e adultos, para que desenvolvam ideias de negócios olhando para as dores da sociedade e propondo soluções”.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.