Operação conjunta identifica descarte irregular de lixo e desmatamento em área do distrito do Taboão, em Mogi das Cruzes


Ação das polícias Civil e Militar, da Guarda Civil Municipal de Mogi, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e do Ministério Público foi motivada por denúncia. Mogi realiza operação para investigar área desmatada usada como descarte de lixo irregular
As polícias Civil e Militar, a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e o Ministério Público realizaram nesta quarta-feira (2) uma operação em uma área no distrito do Taboão que foi desmatada e servia como local de descarte irregular de lixo.
Segundo a GCM, a ação das forças de segurança foi realizada após denúncia de descarte irregular de lixo.
Operação conjunta identifica descarte irregular de lixo e desmatamento em área do distrito do Taboão
José Antônio de Assis/TV Diário
“Essa denúncia chegou por meio da Patrulha Ambiental da Guarda Municipal. A gente vem acompanhando a área há mais de 40 dias e, durante esse acompanhamento, a gente buscou, junto aos demais órgãos, as informações sobre a situação do local, das empresas envolvidas, das pessoas envolvidas. Hoje nós desencadeamos essa operação pra poder cessar todo esse crime ambiental que está acontecendo aqui no local”, disse o secretário de Segurança de Mogi das Cruzes, Toriel Sardinha.
“Foram encontrados vários caminhões de diversos lugares fazendo descarte irregular de lixo, de entulho de obra, que não pode ser descartado de qualquer forma e, principalmente, em um local que não tinha licença. No espaço, há muito tempo, funcionava um porto de areia e hoje eles tinham um plano de recuperação que eles não cumpriram, e estão fazendo esse descarte irregular, um crime ambiental de uma proporção muito grande na nossa cidade, que não dá pra tolerar. E por isso a gente está nessa operação com todos os órgãos pra que não haja dúvida de que em Mogi das Cruzes isso não vai acontecer mais”.
A área é particular e era utilizada por uma empresa que trabalhava com a extração de areia. A área será interditada e os veículos que estavam no local serão apreendidos.
Operação conjunta identifica descarte irregular de lixo e desmatamento em área do distrito do Taboão
José Antônio de Assis/TV Diário
“A gente vai fazer a apresentação das pessoas à Polícia Civil e o delegado vai verificar junto à Cetesb se existe materialidade comprovada. Se eles atestarem, hoje mesmo, essas pessoas serão presas em flagrante. Caso não seja feito o laudo, aí vai responder a inquérito pra poder no final ser encaminhado pra Justiça pra que eles respondam”.
“Nós temos as cavas de extração de areia, que deveriam ser recompostas e, ao redor, tem toda uma área de vegetação nativa que foi aterrada com esse lixo todo”.
“Eu estou com o promotor e o delegado de polícia pra decidir quais os próximos passos. Mas de início, vamos apreender os veículos e as máquinas envolvidas, as pessoas estão sendo identificadas e encaminhadas pra delegacia pra que a Cetesb faça o laudo e a gente possa tomar as providências com relação a essa situação de flagrante ou não”.
“Qualquer tipo de descarte irregular pode ligar pro 153, na Guarda Municipal, que a patrulha vai verificar”.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.