Médico e professor Wilmes Roberto Teixeira morre aos 94 anos

Médico, professor e escritor, Wilmes Roberto Gonçalves de Teixeira morreu aos 94 anos, nesta sexta-feira (24/1). Reconhecido como um dos pioneiros na abordagem da “síndrome do bebê espancado” no Brasil, Wilmes foi autor de artigos que receberam reconhecimento nacional e internacional. A contribuição científica foi frequentemente destacada por veículos de comunicação de grande alcance ao redor do mundo, como a TV Globo, BBC e emissoras dos Estados Unidos.

Wilmes Teixeira veio para Mogi das Cruzes ainda menino, quando o pai, Lázaro Gonçalves Teixeira assumiu a direção do Ginásio Estadual de Mogi das Cruzes (hoje Washington Luís). Mais velho, Wilmes cursou Medicina na USP e retornou para Mogi em 1959, onde viveu até o final da vida. Segundo ele, em uma entrevista concedida ao O Diário de Mogi, no dia 18 de julho de 2004, escolheu viver na cidade por conta das qualidades, que combina o ritmo de vida do interior com a proximidade à Grande São Paulo.

  • Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
  • Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
  • Siga O Diário no X (Twitter) e fique por dentro de tudo.

O profissional atuou como clínico geral, ginecologista e médico de grandes empresas da região, além de professor em universidades locais. Na medicina legal, foi destaque ao implantar o IML de Mogi e ganhou reconhecimento internacional ao identificar o corpo do nazista Joseph Mengele. Também fundou o primeiro Centro de Investigação de Crimes Sexuais (CICS) do Brasil, tornando-se uma referência na área.

Como escritor, Wilmes produziu as seguintes obras: Elementos e Exercícios de Medicina Legal (1970); Asfixiologia Médico-Legal (1978); Medicina Legal: Identificação Médico-Legal (1978); Sexologia Médico-Legal (1978); Tanatologia Médico-Legal (1978); Toxicologia Médico-Legal (1978); e Manual de Medicina Legal (2008); e, o mais recente, “Josef Mengele – Dos tempos de guerra até seu esqueleto”.

Wilmes Teixeira era casado com a professora e doutora Cândida Maria Plaza Teixeira (in memorian) e pai de três filhos. Até o momento, não há informações sobre e velório e sepultamento do médico.

Esta reportagem está em atualização.

O post Médico e professor Wilmes Roberto Teixeira morre aos 94 anos apareceu primeiro em O Diário de Mogi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.