O leilão que concederá à iniciativa privada a administração do Lote Alto Tietê, que inclui as Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), está marcado para o dia 28 de março. O secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, esteve, inclusive, em Suzano e Poá para discutir com os prefeitos Pedro Ishi (PL) e Saulo Sousa (PP) os ajustes finais dos projetos de infraestrutura.
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Linha 11-Coral
Com investimento previsto de R$ 5,4 bilhões, a Linha 11-Coral terá expansões em seus dois sentidos: no Centro da cidade de São Paulo, será estendida da Estação Luz até a Estação Palmeiras-Barra Funda e, em Mogi das Cruzes, será prolongada em mais quatro quilômetros, da estação Estudantes até a Estação César de Sousa.
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Com os avanços do processo de leilão e concessão , além das viagens a cada 6 minutos entre César de Souza e Suzano, uma das previsões do projeto é que as viagens ocorram, na Linha 11-Coral, a cada três minutos, com capacidade para atender, em média, 696 mil pessoas em dias úteis até 2040.
Linha 12-Safira
Para a Linha 12-Safira, que opera nos sentidos Brás/Calmon Viana, a previsão é de reformas nas Estações USP Leste, Comendador Ermelino, São Miguel Paulista, Jardim Helena/Vila Mara, Itaim Paulista e Jardim Romano. A Estação Calmon Viana, por sua vez, terá uma expansão de 2,7 quilômetros até Suzano, possibilitando uma nova integração com a Linha 11-Coral.
A Estação Itaquaquecetuba será reconstruída. As intervenções após o leilão da Linha 12-Safira permitirão a chegada de trens a cada 3,25 minutos, com uma demanda prevista de até 412 mil passageiros em dias úteis, em 2040.
Linha 13-Jade
A Linha 13-Jade receberá investimentos para reformas nas Estações Engenheiro Goulart, Guarulhos-CECAP e Aeroporto Guarulhos. A iniciativa ainda prevê a criação de cinco novas estações: Cangaíba, Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso.
César de Souza
Atualmente, as pessoas que moram na localidade precisam pegar duas conduções para ir à cidade de São Paulo: ônibus e trem e, desta forma, garantir acesso à capital paulista. Esta, que é uma das previsões do governo estadual relacionadas às melhorias ferroviárias, foi anunciada ainda em março pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado André do Prado (PL).
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