Governo de SP retoma estudo que prevê instalação de pedágio nas rodovias Mogi-Bertioga e Mogi-Dutra


Desta vez, a novidade é que a Mogi-Dutra pode contar com dois pedágios: o que já estava previsto no estudo – em Mogi das Cruzes – e, outro, no trecho de Arujá. Governo Estadual retoma posição de estudar instalação da cobrança de novos pedágios
O Governo Estadual retomou a posição de estudar a instalação da cobrança de pedágio nas rodovias Mogi-Bertioga e Mogi-Dutra. Desta vez, a novidade é que a Mogi-Dutra pode contar com dois pedágios: o que já estava previsto no estudo – em Mogi das Cruzes – e, outro, no trecho de Arujá.
Esse assunto já é antigo. Em 2021, o ex-governador Rodrigo Garcia havia cancelado a concessão do lote Litoral, onde Mogi das Cruzes estava inserida. Já em janeiro deste ano, a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) confirmou que as rodovias Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga estão incluídas nas análises e estudos do projeto de concessão do lote Litoral Paulista.
Em nota, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) informa que as rodovias SP-055, SP-088 e SP-098 fazem parte do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) de rodovias estaduais no litoral paulista, no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). Os estudos estão em andamento.
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Em maio, o Governo do Estado de São Paulo anunciou que as rodovias podem passar a recolher tarifa de motoristas no sistema ‘free flow’, também conhecido como pedágio de cobrança automática.
Políticos do Alto Tietê se preocupam com possibilidade de cobrança via free flow na Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga
Rodovia Mogi-Dutra é uma das principais vias que ligam o Alto Tietê a outras regiões do estado
TV Diário/Reprodução
Segundo o presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e prefeito de Mogi, Caio Cunha, foi feita uma reunião na semana passada com o governador Tarcísio de Freitas, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, e o presidente da Secretaria de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
“Nessa reunião nós tratamos de diversos assuntos. Dentre eles, o pedágio. Anteontem, o secretário Rafael Benini esteve aqui mais uma vez e trouxe mais informações. Na verdade, esse projeto não muda muito. O que muda é a tecnologia, mas mantém-se o pedágio na Mogi-Bertioga e mantém-se, também, na Mogi-Dutra. A novidade é um ‘pórtico’ [pedágio com cobrança automática] próximo de Arujá”, explica.
“Eu apresentei, primeiro, a minha posição que é de não ser favorável ao pedágio e externei diversos argumentos do projeto como um todo. Desde a Rota do Sol – que querem fazer a nossa Perimetral como se fosse uma via expressa -, a própria questão da cobrança na Mogi-Dutra e, agora, dois. A Mogi-Dutra não é só uma pista que dá acesso à cidade, mas está dentro da cidade, ela divide alguns bairros. Dependendo de onde o pórtico estiver, o mogiano terá que pagar pedágio dentro da própria cidade”.
Segundo o presidente, a data da audiência pública será publicada nesta sexta-feira (4). Além disso, não há previsão do valor que será cobrado nas praças de pedágio.
A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) afirmou, em nota, que nos próximos dias, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) abrirá uma consulta pública para coletar contribuições sobre o projeto. As sugestões serão discutidas em audiência pública, ainda sem data definida.
Alegou ainda que o objetivo da “PPP” é atrair investimentos para melhorar as condições de infraestrutura das rodovias que integram o lote. A projeção é que o aporte da iniciativa privada em todo o lote em estudo seja de R$ 4,2 bilhões.
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