Foram feitas exposições no centro cultural da cidade e cada um dos trabalhos recebeu uma numeração. Houve uma votação popular entre as pessoas que estiveram na exposição e os seis mais votados foram classificados para uma segunda enquete, essa votada por um júri técnico.
As três pessoas que mais recebessem votos venceriam a Comenda de Honra ao Mérito Erna Bisewski. Leliane Freires ficou em 3º após receber dois votos.
“A premiação veio de forma inesperada. Foi uma grande surpresa para mim, pois havia inúmeros trabalhos maravilhosos e de artistas muito experientes, que estão há mais tempo no ramo. Fiquei muito feliz em ter ganhado”, disse a artista ao DS.
O trabalho vencedor de Leliane foi denominado de ‘Sentido’. “Ser artista foi algo que eu vi como bastante difícil de acontecer, viver da minha arte. Por isso, pincéis são representados na arte. O título é porque foi o meu encontro entre o meu eu artista e o sentido que a arte tem na minha vida”, explicou a artista.
A intenção de Leliane a ir à exposição era apreciar o trabalho de outros artistas, além de aumentar sua rede de contatos. “Fui até Barra Velha para prestigiar a exposição, fazer uma boa rede de contatos com os artistas de Santa Catarina, que eu não conhecia até o momento”, finalizou.